Na paisagem do Litoral do Paraná, um espetáculo incomum chamou a atenção dos transeuntes neste fim de semana: uma trinca de carros de luxo, ostentando as cores e símbolos da Polícia Militar do Paraná (PMPR). As ruas foram palco para um Camaro, um Porsche e um Audi TT, juntos avaliados em cerca de R$ 1 milhão, que capturaram olhares e câmeras, tornando-se rapidamente um fenômeno nas redes sociais.
Contrariando as especulações que surgiram online, esses veículos de alto padrão não são utilizados em operações policiais rotineiras. Eles fazem parte da coleção do museu da PMPR, e têm uma origem singular: foram apreendidos em operações contra traficantes e posteriormente doados pela Justiça à corporação. Longe de serem ferramentas de combate ao crime no dia a dia, estes carros são empregados em iniciativas de cunho social e institucional, como exposições e eventos educativos.
O propósito dessa aparição surpresa no litoral não era outro senão a promoção dessas ações. Nos próximos dias, os veículos serão exibidos em várias cidades da região costeira do Paraná, permitindo ao público um vislumbre dessas máquinas fascinantes e a história por trás delas.
Quando não estão em exibição, essas relíquias modernas repousam no Museu da Polícia Militar, situado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1401, no bairro Rebouças, em Curitiba. Este museu, que abriga mais de 20 viaturas históricas, está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 09h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, com entrada franca. Uma oportunidade única para os entusiastas de carros e história conhecerem um pouco mais sobre o patrimônio e as curiosidades da polícia paranaense.
Ver essa foto no Instagram