O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decide, na sessão desta segunda-feira (18), sobre a criação do Outubro Rosa Pet, campanha de conscientização ao câncer de mama animal. Na pauta para a votação em primeiro turno, o projeto de lei propõe a realização de uma série de ações educativas e de promoção da saúde animal. A iniciativa é da vereadora Andressa Bianchessi (União).
“Assim como os seres humanos, os animais também podem desenvolver câncer de mama. Essa doença é mais comum em cães e gatos não castrados e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais frequente em animais mais velhos”, alerta Bianchessi. “A detecção precoce do câncer de mama em animais pode aumentar as chances de sucesso do tratamento e a sobrevida do animal. Por isso, é fundamental que os tutores observem regularmente as mamas de seus animais e levem-nos ao veterinário caso percebam alterações”, acrescenta.
A ideia é que, durante o Outubro Rosa Pet, sejam divulgadas informações sobre o câncer de mama animal e demais patologias mamárias; os serviços de saúde animal gratuitos disponíveis à população; os riscos e efeitos colaterais do uso indiscriminado de fármacos contraceptivos hormonais.
O projeto também propõe a conscientização sobre a importância da adoção de animais, desestimulando a compra em pet shops. As ações seriam realizadas em parceria com clínicas veterinárias e organizações da sociedade civil. Celebrada anualmente no mês de outubro, a campanha faria parte do calendário oficial de eventos de Curitiba .
Se aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Protocolado no dia 3 de janeiro, o projeto foi discutido pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, de Saúde e Bem-Estar Social e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos. Desde 14 de maio, aguardava a inclusão na ordem do dia.





