Câmara de Curitiba empossa novos vereadores e destaca maior bancada feminina da história

2 Min de leitura
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Câmara Municipal de Curitiba deu início a um novo ciclo político na tarde desta quarta-feira (1º), em sessão conduzida pelo vereador mais votado, Jasson Goulart (Republicanos). Durante o evento, que marcou a posse dos novos representantes, foi anunciada a eleição da Mesa Diretora para esta quinta-feira (2). A cerimônia destacou a renovação histórica da Casa e a maior representatividade feminina já registrada no legislativo municipal.

A vereadora Rafaela Lupion (PSD) foi a porta-voz dos empossados e enfatizou a importância do compromisso dos parlamentares com a população. “Estamos todos imbuídos em um só propósito, de realizarmos um trabalho comprometido com todos aqueles que nos confiaram o voto. Nossa responsabilidade é imensa”, declarou Lupion.

Com uma renovação de 52%, a maior em 30 anos, a Câmara conta com 20 novos vereadores, incluindo figuras como Andressa Bianchessi (União), Delegada Tathiana (União), Guilherme Kilter (Novo) e Meri Martins (Republicanos). Entre os reeleitos, destacam-se nomes como Amália Tortato (Novo), Pier Petruzziello (PP) e Tico Kuzma (PSD). A última vez que a Casa registrou uma renovação superior a 50% foi em 1989, quando o índice chegou a 70%.

Outro marco desta legislatura é a presença de 12 mulheres entre os 38 vereadores, formando a maior bancada feminina já registrada na história da Câmara de Curitiba.

Compartilhe o artigo