Na sessão desta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu a palavra final sobre o projeto de lei para isentar as pessoas com deficiência (PcD) da taxa de inscrição das corridas de rua da capital paranaense. Confirmada em segundo turno unânime, com 21 votos favoráveis, a proposta também inclui no rol de gratuidades quem tem transtorno do espectro autista (TEA) e fibromialgia. A iniciativa, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PP), será encaminhada para a sanção ou o veto do Poder Executivo.
O projeto, na prática, atualiza a lei municipal 15.127/2017, que determinou a inclusão da categoria de atletas com deficiência nas corridas de rua de Curitiba e estabeleceu o desconto de 50% na taxa de inscrição da PcD. A norma também foi uma proposição de Petruzziello. Nesta segunda-feira (24), durante o primeiro turno, o vereador explicou que “com o tempo, entendemos que é possível fazer mais para incentivar o paradesporto” (005.00107.2025).
Nesta manhã, o vereador agradeceu novamente o apoio à proposta de lei que, destacou ele, visa ao “fortalecimento do paradesporto, da saúde mental e do esporte”. Se sancionada pelo prefeito, a modernização da lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).