Cerca de 100 cães e gatos da Vila Torres participaram, nesta segunda-feira (13/5), de uma ação clínica da Rede de Proteção Animal. A aplicação gratuita de vacinas múltiplas, antirrábica, vermífugos e contra pulgas e carrapatos foi acompanhada pelo agendamento para o próximo mutirão de castração.
“É uma ação muito importante de prevenção para doenças, além de ser uma etapa complementar à castração. É fundamental para quem quer levar o cão ou gato para esse procedimento que as vacinas estejam em dia”, explica a veterinária da Prefeitura, Jessica Valente.
A moradora da Vila Torres Jucimara da Luz é tutora de quatro gatos e um cachorro, e levou dois de seus felinos para a vacinação ainda de manhã, com planos de levar os outros dois à tarde.
“A gente acaba não tendo uma preocupação tão grande de vacinar os gatos, porque eles ficam só em casa, mas agora eu entendi que os gatos podem também transmitir raiva”, comentou Jucimara.
Além da antirrábica, o Mingau e o Draco, os gatos da Jucimara, também receberam a múltipla, que previne um grande número de doenças, o vermífugo e a proteção contra pulgas e carrapatos. O Mingau é o mais novo da família, e o único que ainda não foi castrado, mas isso tem um prazo para acabar.
A Jucimara aproveitou que as equipes da Rede de Proteção Animal estavam realizando o agendamento do procedimento de castração e garantiu a vaga do pet. “Já agendei a castração do Mingau, não é minha primeira experiência com a castração da Prefeitura. O Toretto, meu cachorro, foi castrado em um mutirão e foi super tranquilo”, contou.
A Safira, cachorrinha da Maria Aparecida de Oliveira Gonzaga, também foi vacinada pela Rede, e sua tutora elogiou a iniciativa.
“A ação ajuda muito, principalmente quem não tem condições, mas também é boa porque a gente acaba esquecendo de levar no veterinário para tomar vacina, e aqui com a data marcada e de graça é um incentivo”, diz Maria Aparecida.
Prevenção dupla
No dia 20 de fevereiro, a gata Mel, da Marcia Souza de Oliveira, deu à luz a cinco gatinhos. Um dos filhotes já foi adotado, mas o Tom, Amora, Zoe e Thomás ainda são responsabilidade da Marcia, que também é tutora de dois cachorros.
“Eu trouxe todos os gatos para vacinar. Não tenho espaço em casa para ficar com eles, então vou doar para alguém que cuide bem, mas é importante que eles já estejam com as vacinas em dia”, contou Marcia.
Além disso, ela já agendou a castração da Mel. “Tem muita gente que abandona os filhotes e aí só cria mais problemas, por isso a castração gratuita é tão importante”, disse ela.
Agendamento da castração
Os agendamentos são feitos pelo site da Rede de Proteção Animal. Podem participar cães e gatos com idade entre 5 meses e 8 anos de ONGs, de protetores independentes e de tutores.
Os próximos mutirões serão realizados de 27 de maio a 1 de junho na Sede da Fundação de Ação Social (Rua Eduardo Sprada, 4.250, Campo Comprido), e de 3 a 7 de junho, no Velódromo de Curitiba (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210, Jardim Botânico).