Uma ocorrência no Parque Barigui, em Curitiba, resultou na morte da cadela Lili, uma Dachshund de 10 anos, após ser atacada por dois cães da raça pastor belga malinois que estavam soltos, sem guia e sem focinheira. O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (5) e foi registrado no 3º Distrito Policial da capital.
A tutora de Lili, Juliana Leal Laux, contou ao portal XV Curitiba que passeava com a cadela quando os dois cães avançaram repentinamente. Ela relatou que os responsáveis pelos animais não prestaram socorro e deixaram o local rindo. O boletim de ocorrência foi formalizado na Polícia Civil, sob a natureza de omissão de cautela na guarda de animais, prevista na Lei de Contravenções Penais.
Abalada, Juliana desabafou sobre o episódio: “Eu espero punições severas e a proibição de cães agressivos em locais públicos, ainda mais sem guia e focinheira, em que os tutores nem prestaram socorro.”

A legislação em Curitiba determina que todos os cães devem estar com guia em espaços públicos. Para animais de grande porte, como o pastor belga malinois, também é obrigatório o uso de focinheira. O descumprimento pode resultar em penalidades aos tutores.







