Um avião de pequeno porte desapareceu na Serra do Mar, no litoral paranaense, e até o momento não há sinais da aeronave ou de seus três passageiros. O incidente aconteceu ontem, segunda-feira, 3 de julho, com o avião partindo de Umuarama, no noroeste do Paraná, rumo a Paranaguá, na costa.
A Força Aérea Brasileira, que coordena as operações de busca, retomou as ações na manhã de hoje, contando com a ajuda de duas aeronaves do Governo do Paraná.
Os passageiros da aeronave desaparecida incluem o piloto Jonas Borges Julião e dois altos funcionários do governo estadual. Felipe Furquim, ex-diretor do Instituto Água e Terra, e Heitor Guilherme Genowei Júnior, superintendente da Secretaria de Estado do Turismo, mais conhecido como Juninho do Posto, são ambos membros da Casa Civil do Paraná. O Palácio Iguaçu, questionado pela nossa equipe, não esclareceu se estavam a serviço do Estado na ocasião, nem o porquê de usarem uma aeronave particular.
A aeronave desaparecida é um Piper Aircraft, modelo PA-28R-200, fabricado em 1974. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o monomotor estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até dezembro de 2023. A agência também informou que a aeronave não tinha permissão para operar como táxi aéreo.
As buscas pelo avião e seus ocupantes continuam, com a esperança de encontrar qualquer indício que possa elucidar o desaparecimento e o paradeiro dos passageiros. Enquanto isso, a comunidade paranaense aguarda com apreensão por notícias.