O mundo do cinema está em luto. Foi confirmado na última quarta-feira (18) o falecimento do aclamado ator Burt Young, imortalizado no papel de Paulie Pennino nos icônicos filmes da franquia Rocky. Ele tinha 83 anos.
A confirmação veio por meio de sua filha, Anne Morea Steingieser, que comunicou o triste acontecimento ao The New York Times. Surpreendentemente, a morte do ator ocorreu no dia 8 deste mês, mas só veio a público dez dias depois. Detalhes sobre a causa do óbito não foram revelados.
O legado de Burt Young no cinema é vasto, mas sem dúvida, seu papel como Paulie Pennino é o mais lembrado. Amigo próximo de Sylvester Stallone, protagonista da série Rocky, o ator se despediu de Young com uma emocionante mensagem nas redes sociais. “Para o meu querido amigo Burt Young, você foi um homem e um artista incrível. Eu e o mundo sentiremos sua falta”, lamentou Stallone em uma postagem no Instagram.
A trajetória de Young como Paulie estendeu-se por todos os seis primeiros filmes da franquia Rocky, tendo ficado de fora apenas de “Creed: Nascido para Lutar”, lançado em 2015. Seu papel como o cunhado e melhor amigo do protagonista rendeu-lhe uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em 1976, pelo primeiro filme, “Rocky: Um Lutador”.
No entanto, a carreira de Burt Young não se restringiu à saga de boxe. O ator brilhou em obras como “Chinatown”, “Era uma Vez na América” e “Downtown: A Street Tale”. Na televisão, sua presença também foi marcante, com participações em séries renomadas como “Law & Order”, além de marcar presença em episódios de “Miami Vice” e “Família Soprano”.
A partida de Burt Young deixa uma lacuna no mundo artístico, mas seu legado permanecerá vivo através de suas atuações memoráveis e da paixão que depositou em cada personagem.