Nesta terça-feira (14), em entrevista ao Jornal da Manhã PR, da rádio Jovem Pan, o governador Ratinho Júnior falou sobre a greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).
“Eu vejo com ironia, nós estamos praticamente aumentando 50% o salário da base dos professores. O professor do Paraná ganhava na média nacional, o da base (que está começando), acima da média dos outros estados do Brasil. Mas ainda existia uma distância muito grande de quem está no topo, com aqueles que estão na base da carreira. Nada mais justo que tentar diminuir essa distância entre o topo e a base”, disse.
Segundo o que disse o governador, ele acredita que o descontentamento dos professores é devido ao aumento dos servidores que estão no topo, que tiveram um reajuste menor.
“O Sindicato sempre se preocupou em cuidar do topo, sempre quis dar aumento para aquelas que têm salário maior. Até porque os dirigentes do sindicato geralmente estão no topo. Eu cortei a relação de intermediário para falar com os servidores. O meu governo fala direto com o servidor, com a categoria […] Toda categoria, mesmo quem está no topo, até no intermediário e na base, está recebendo algum tipo de aumento, uma média de 20%. Mas nós, por determinação minha, decidimos que tínhamos que atender a base, aqueles que estão no início da carreira, em especial para diminuir a diferença que existia, que era histórica”, afirmou.