O brasileiro Vitor Daniel Claudiano de Araújo, de 22 anos, que estava desaparecido desde o dia 24 de janeiro, foi localizado detido no aeroporto de Narita, no Japão. O Consulado do Brasil em Tóquio informou à família sobre a prisão na madrugada desta terça-feira (4). Ele é investigado por tráfico internacional de drogas e permanece sob custódia das autoridades japonesas.
Vitor foi detido assim que desembarcou no aeroporto de Narita. No Japão, a Lei de Sigilo de Informações Pessoais impede que o consulado se comunique com a família sem autorização do próprio detento. O contato com os parentes só foi permitido nesta terça-feira, quando o brasileiro concedeu a autorização formal. O consulado conseguiu visitá-lo e confirmou que ele está recebendo assistência de um defensor público japonês. No Brasil, a família contratou uma advogada para acompanhar o caso.
A família denunciou o desaparecimento de Vitor após perder contato com ele durante uma escala no Catar. Ele saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 23 de janeiro e fez sua última comunicação por mensagem no dia 24, antes do voo para o Japão. Desde então, os familiares não tinham informações sobre seu paradeiro.
Antes da viagem, o jovem informou que partiria do Japão no dia 2 de fevereiro e mencionou que poderia seguir para Portugal caso encontrasse uma passagem acessível. A ida ao Japão não estava programada há muito tempo, segundo relatos familiares. Diante do desaparecimento, os parentes registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil da Paraíba e acionaram a Polícia Federal.
O Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha o caso por meio do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio e presta assistência consular ao brasileiro. A investigação segue em andamento e novas informações devem ser comunicadas às autoridades brasileiras após sua conclusão.




