Brasileiro conquista pela 1ª vez o posto de secretário-geral da Interpol

XV CURITIBA
2 Min de leitura
Foto: Divulgação

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito o novo secretário-geral da Interpol, com mandato entre 2025 e 2030. Urquiza é o primeiro brasileiro a assumir esse cargo, historicamente ocupado por europeus ou americanos nos últimos 100 anos. A eleição ocorreu em Lyon, na França, e o resultado foi divulgado nesta terça-feira (25/6). A Assembleia Geral da organização ainda precisa ratificar a indicação em novembro.

Urquiza recebeu oito votos na eleição. Em 2021, ele foi eleito vice-presidente do Comitê Executivo da Interpol e cumpriu um mandato de três anos. Sua experiência na cooperação policial internacional inclui um período como Diretor Adjunto para Comunidades Vulneráveis da Interpol, de 2018 a 2021.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, celebrou a eleição como um reconhecimento internacional da excelência da Polícia Federal brasileira. “A indicação do delegado Valdecy Urquiza para o posto de secretário-geral da Interpol representa o reconhecimento, pela comunidade internacional, não apenas da excelência do trabalho da Polícia Federal, como também do papel de liderança da nossa instituição no campo da cooperação policial internacional”, afirmou Rodrigues.

Rodrigues também ressaltou a importância da cooperação global no combate à criminalidade transnacional. “Com o crescimento da criminalidade transnacional, um problema que afeta todos os países do mundo, é fundamental a atuação conjunta e a troca de informações com outras polícias no mundo”, acrescentou.

A eleição de Urquiza é vista como uma vitória para o Brasil, resultado de um esforço conjunto do governo federal, que contou com o envolvimento direto do presidente Lula, além da atuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores. “Só foi possível por conta do esforço conjunto do governo federal, com envolvimento pessoal do presidente Lula, bem como da atuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores”, destacou Rodrigues.

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.