Para aqueles que querem vivenciar a natureza em Curitiba, o Bosque Reinhard Maack é a opção ideal nos fins de semana. Localizado no bairro Hauer, o espaço se destaca pelo verde e pelos brinquedos para crianças feitos de madeira.
A experiência no bosque é guiada por uma trilha, que passa por 16 diferentes atrações construídas em madeira e outros materiais rústicos, que vão aparecendo ao longo do trajeto, fundado em 1989. As atividades incluem tirolesas, escorregadores, paredes de escalada e trampolim.
Todas essas atrações se relacionam com a natureza do local. Ao longo dos 78 mil metros quadrados do bosque, a população pode encontrar árvores originárias de Curitiba, como aroeira, caúba e bracatinga, além da tradicional araucária. O fiscal da Secretaria Municipal da Meio Ambiente Luís Costa explica a importância de conhecer o local.
“Quem vier aqui vai ver as árvores características de Curitiba, indicadas pelo nome. Para as crianças também tem todos os 16 brinquedos, que são muito diferentes e todo mundo gosta. O teleférico e o escorregador são os preferidos delas”, conta Costa.
Os brinquedos do bosque são indicados para crianças de 5 a 12 anos de idade. Eles estão distribuídos ao longo dos 900 metros de extensão da trilha.
Voltado às crianças
O principal público do Bosque Reinhard são as crianças. Nos dias de semana, o espaço fica aberto apenas para visitas agendadas de escolas municipais e particulares.
No bosque, os jovens aprendem sobre a importância de respeitar e cuidar da natureza, percorrendo trilhas em meio à vegetação, cruzando pontes de toras e experimentando diferentes brinquedos feitos madeira e outros materiais, como corda e pneus. Não são permitidas crianças maiores de 12 anos de idade nesses dias.
As visitas de escolas acontecem de terça a sexta-feira e é necessário agendar com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O local não abre às segundas-feiras.
Homenagem a explorador
O espaço foi nomeado em homenagem ao alemão Reinhard Maack, um geólogo e explorador que viveu a maior parte de sua vida no Brasil, especialmente em Curitiba.
Maack é conhecido por medir o ponto mais alto do estado, o Pico do Paraná, com 1877 metros de altura. Sobre a experiência, o geólogo afirmou: “embora não tenha encontrado o encantado país da felicidade, predominou a abundância do belo que o bondoso destino me ofertou”.
Serviço: Bosque Reinhard Maack
Nos dias de semana, o bosque abre de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, apenas para visitas agendadas de escolas. Aos fins de semana, o local fica disponível ao público geral, das 8h às 17h. Em caso de chuvas, por motivo de segurança, o local não abre aos fins de semana.
Endereço: R. Waldemar Kost, s/n – Hauer.