O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (14) que as equipes que atuam na identificação das vítimas da explosão na fábrica da Enaex Brasil, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, devem concluir o processo em um prazo estimado entre 10 e 15 dias. A redução no tempo, inicialmente previsto para até 30 dias, será possível graças ao apoio técnico de laboratórios de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Polícia Federal.
Segundo Teixeira, até o momento foram coletados 338 vestígios no local, com outros 50 identificados apenas nesta manhã. Todo o material está sendo analisado pela Polícia Científica do Paraná e, por meio do sistema integrado da Rede Nacional de Perfis Genéticos, as informações genéticas serão cruzadas com amostras de DNA de familiares para confirmar as identidades. “Não é necessário enviar material físico para outros estados. Encaminhamos apenas os mapas genéticos, o que agiliza muito o processo”, explicou.
As buscas, realizadas em nove quadrantes, estão agora concentradas no epicentro da explosão, onde há maior concentração de vestígios e o trabalho exige o uso de ferramentas manuais, como rastelos e enxadas. O secretário destacou que o mau tempo previsto para os próximos dias motivou a ampliação do horário das operações nesta quinta-feira, com o objetivo de preservar as evidências.
Teixeira também reforçou que apenas a Polícia Científica pode confirmar oficialmente as identidades e que os familiares serão comunicados antes de qualquer divulgação pública. “Qualquer outra informação que não seja divulgada oficialmente pela Polícia Científica é especulação”, alertou.
A investigação conduzida pela Delegacia de Quatro Barras já ouviu funcionários que estavam no momento do acidente, integrantes do turno anterior e representantes da empresa, incluindo profissionais da segurança e da direção. As imagens de câmeras de segurança e um relatório técnico da empresa também estão sob análise.
Ver essa foto no Instagram





