O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista para a TV Band que é próxima de zero a chance do Brasil intervir militarmente na Venezuela. Ele reiterou o desejo que a situação no país seja resolvida por vias pacíficas.
“Agora, digo uma coisa, a hipótese de nós participarmos de forma mesmo indireta de uma intervenção armada, é muito difícil, não vou dizer que é zero, mas é próxima de zero”, declarou.
Bolsonaro disse que por causa de sua origem militar irá analisar todas as hipóteses, mas que o Brasil ainda não cogita uma intervenção no país vizinho.
“Nós trabalhamos de forma bastante unida, buscando a solução para o problema de forma pacífica. Mas, como todo bom militar, você tem que analisar todas a hipóteses. Não passa por nossa cabeça ainda qualquer ação militar na Venezuela.”
O presidente frisou que dificilmente o Brasil entrará em um conflito militar, e que ainda há muito espaço para negociação e resolução do conflito por meios pacíficos.
“Dificilmente nós nos envolveríamos diretamente em uma ação como essa. Não é nossa tradição e entendemos que tem muito espaço ainda para ser negociado para conseguir, de forma pacífica, o restabelecimento da democracia e devolver a liberdade para os nosso irmãos venezuelanos”, disse.
Sobre um eventual do território brasileiro pelo Estado Unidos para uma operação militar, Bolsonaro disse que, caso fosse solicitada essa permissão por parte dos norte-americanos, ele ouviria todas as autoridades do Conselho Nacional de Defesa.
“O Donald Trump, não só de forma reservada, bem como de forma explícita, ele falou que todas as hipóteses estavam na mesa. Eu entendo que isso não é uma figura de retórica por parte dele, é uma possibilidade, sim. Agora em ele, por ventura, querendo usar o território brasileiro, eu digo o seguinte: eu convocaria o Conselho Nacional de Defesa, ouviria todas as autoridades do Conselho Nacional de Defesa e tomaria uma decisão.”
Informações do O Globo.