O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, na manhã desta terça-feira (15), para atualizar seus seguidores sobre o estado de saúde após ser submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. O procedimento foi realizado no domingo (13), em Brasília, e durou cerca de 12 horas.
No comunicado, Bolsonaro destacou que está focado no processo de recuperação pós-operatória, descrevendo a intervenção como a mais invasiva desde a facada sofrida em 2018. Segundo ele, esta foi a sexta cirurgia decorrente do ataque. “Permaneço concentrado no processo de recuperação, que, pelo que entendo, foi o procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez”, escreveu.
Ainda segundo o ex-presidente, os médicos o orientaram a restringir o contato pessoal apenas a familiares e profissionais da saúde neste momento crítico, com o objetivo de evitar complicações. Ele afirmou que os dois primeiros dias após o procedimento são essenciais para a avaliação da resposta do corpo e o início do processo de desinflamação dos órgãos.
Na publicação, Bolsonaro também agradeceu o apoio recebido de seus seguidores, familiares e profissionais de saúde. “Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido”, declarou. Ele encerrou a mensagem expressando otimismo em relação à recuperação: “Vamos superar mais esse desafio, um dia de cada vez. Muito obrigado pelo carinho, pela compreensão e pelas orações.”
A internação de Jair Bolsonaro começou na sexta-feira (11), após ele relatar mal-estar durante compromissos em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Após exames realizados em Natal, foi identificada uma obstrução intestinal. A transferência para Brasília foi feita por meio de UTI aérea ainda na mesma noite. A cirurgia foi realizada no domingo, com acompanhamento de sua equipe médica.
– Sem desistir! Vamos adiante, Brasil!
– 15.04.2025
– Jair Bolsonaro pic.twitter.com/PGaLsj82vY
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 15, 2025