O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (16) que não pretende deixar o Brasil mesmo diante da possibilidade de ser condenado por suposta participação na elaboração de um plano de golpe de Estado. A declaração foi feita durante entrevista à rádio Auriverde, no momento em que Bolsonaro responde como réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o ex-presidente, ele tem recebido conselhos para sair do país, mas não considera essa hipótese. “Alguns falam que eu devia sair do Brasil. Não vou sair do Brasil, me prendam, pô. Está previsto quarenta anos de cadeia, me prendam”, declarou. Bolsonaro ainda ironizou as acusações, dizendo que se tratam de um “crime impossível”, referindo-se a personagens fictícios: “da Minnie e do Pato Donald”.
O STF tornou Bolsonaro réu sob acusações de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado. Caso condenado por todos os crimes, a pena pode chegar a 39 anos de prisão.
Durante a entrevista, Bolsonaro afirmou que, devido à idade e ao histórico de saúde, acredita que não sobreviveria a uma pena tão longa. “Eu estou com 70 anos já, quase morri na última cirurgia, vou morrer, não vai demorar. Tenho quarenta anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia”, disse.
O ex-presidente ainda reiterou seu posicionamento de que não houve tentativa de golpe e defendeu que o processo tem motivações políticas. “O sistema quer me tirar do radar político porque a gente tem conhecimento, tem humildade de conversar com as pessoas, buscar informações e falar coisas certas”, concluiu.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp (41) 98764-2955 📲
👉 Clique aqui e fale direto conosco