BlaBlaCar suspende caronas no Paraná a partir desta segunda-feira (30) após decisão judicial

2 Min de leitura
A BlaBlaCar, plataforma de compartilhamento de caronas, suspendeu, nesta segunda-feira (30), todas as ofertas de viagens com origem ou destino no Paraná. A decisão segue uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), que considerou a atividade como prestação de serviços intermunicipais de transporte de forma irregular. O processo foi movido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná.

A empresa informou que pretende recorrer da decisão e ressaltou que muitas das cerca de mil rotas oferecidas no estado não são cobertas por outros meios de transporte, destacando a importância do serviço para a conectividade local. Além disso, a BlaBlaCar argumenta que a decisão contraria precedentes de outros tribunais estaduais e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhecem o modelo como um compartilhamento de custos, com benefícios ambientais e sociais.

A plataforma também pontuou que a decisão judicial ignora pareceres favoráveis de autoridades paranaenses, como o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a Agência Reguladora do Estado do Paraná (Agepar) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/PR), que apoiaram o modelo de caronas solidárias oferecido pela BlaBlaCar.

Compartilhe o artigo