Nesta quarta-feira (6/4), o condado de Miami-Dade, maior unidade administrativa do estado da Flórida, nos Estados Unidos, passou a ser a 16ª cidade-irmã de Curitiba e a quarta cidade estadunidense a assinar um acordo desta magnitude com a capital paranaense. Este foi o primeiro acordo de irmandade na atual gestão do prefeito Rafael Greca e o único nos últimos sete anos.
Como parte das negociações, as cidades concordaram em trabalhar pela retomada do vôo direto Curitiba-Miami, interrompido em 2016. Além disto, discutem a instalação de um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto em Curitiba, uma demanda postulada pela Prefeitura junto à Embaixada dos EUA no Brasil.
Na cerimônia, que ocorreu por videoconferência transmitida do Palácio Solar 29 de Março, o prefeito Rafael Greca agradeceu a prefeita de Miami, Daniella Levine Cava, pela oportunidade de aproximar as duas cidades e facilitar o intercâmbio nas mais diversas áreas de interesse mútuo.
“Com este acordo, a Prefeitura de Curitiba busca abrir oportunidades para que novos negócios se realizem e para que as duas cidades possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Essa é mais uma grande porta que se abre facilitando o relacionamento e ampliando oportunidades. Viva Curitiba e viva Miami”, disse Greca.