Bar em Curitiba desmente boato de intoxicação por metanol no local e alerta sobre fake news

3 Min de leitura
Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

O Bek’s Bar, localizado no bairro Água Verde, em Curitiba, desmentiu uma notícia falsa que circula em grupos de WhatsApp alegando que clientes teriam sido intoxicados por metanol após frequentar o estabelecimento. A mensagem também associa falsamente o nome do deputado estadual Renato Freitas (PT) como suposto sócio do bar.

O boato surge em meio à repercussão nacional de casos reais de intoxicação por bebidas adulteradas registrados em São Paulo e Pernambuco, além de três suspeitas no Paraná — duas em Curitiba e uma em Foz do Iguaçu, que ainda estão sob investigação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em nota oficial, o Bek’s Bar reforçou que todas as bebidas comercializadas são adquiridas de fornecedores homologados e fábricas oficiais, e que o local mantém um compromisso histórico com a qualidade e a segurança dos clientes.

O deputado Renato Freitas também publicou uma nota negando qualquer vínculo com o bar e classificando a mensagem como criminosa.

O Bek’s Bar é conhecido por ações que refletem engajamento político e debates sobre temas de interesse público. Em agosto de 2025, o estabelecimento chegou a promover um bolão sobre a data em que o STF formaria maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que gerou ampla repercussão nas redes sociais.

A seguir, a íntegra da nota oficial divulgada pelo bar:

“Diversão é coisa séria. Bebida adulterada é crime. Nós escolhemos cuidadosamente cada produto que vai chegar para você, afinal trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em nosso ambiente. Nossas bebidas destiladas chegam diretamente de fornecedores homologados e as cervejas diretamente das fábricas oficias. Convidamos qualquer cliente que tenha dúvidas para acessar as notas fiscais. A nossa tradição é servir com qualidade. Somente um serviço com alma poderia dar tão certo desde 1980. O fundador do Bek’s é Jefferson Eduardo de Lima e, depois de seu falecimento, em 2019, o bar está sendo administrado por sua filha, Giovanna Lima. Nos dedicamos para alcançar a excelência a cada brinde que se faz, com bebidas de boa procedência. Nossa trajetória é feita de histórias memoráveis e é resultado de uma luta progressista da qual não abrimos mão. Nos últimos dias, a notícia de mortes envolvendo intoxicação por metanol (produto químico industrial altamente tóxico) estampa as páginas do noticiário. Lembramos que todo cuidado é necessário: verifique de onde vem o que você consome. Isso vale para bebidas e para notícias. Confie em fontes oficiais e tenha atenção com as fake news. Nos solidarizamos com as vítimas dessa situação e o sofrimento causado em suas famílias. Estamos aqui para garantir: a nossa prioridade é a vida.”

Compartilhe o artigo