Antes mesmo da chegada do inverno, os curitibanos clientes das feiras da cidade já começam a perceber um colorido diferente entre os itens expostos nas bancas. São os produtos de inverno já disponíveis nos 84 pontos de feiras da cidade, além dos Sacolões da Família, do Mercado Municipal e do Mercado Regional Cajuru.
Mais comuns no outono-inverno, alguns dos produtos já disponíveis nas feiras são a abóbora, abobrinha, batata doce, mandioca, nabo, acelga, chicória (escarola), pera, pinhão e tangerina.
De acordo com o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar, Eliseu Alves Maciel, a Prefeitura tem uma pauta de referência para garantir um fornecimento uniforme de alimentos, durante todo o ano. “No outono-inverno, a pauta mínima é formada por 23 produtos e, na primavera-verão, 30 alimentos”, afirmou Eliseu.
Encontre uma feira
Curitiba conta com 84 pontos de feiras entre livres diurnas, noturnas, de orgânicos, gastronômicas, direto da roça e Nossa Feira, que reúnem aproximadamente 400 feirantes. As Feiras Livres de Curitiba são coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e comercializam especialmente hortifrutigranjeiros em ruas, praças e parques, em dias e horários pré-definidos. Nos pontos do Nossa Feira, frutas e verduras são vendidas ao preço máximo de R$ 3,69 o quilo.
As feiras livres também oferecem frios, carnes, pescados, massas, biscoitos, cereais, alimentos prontos para o consumo, produtos orgânicos, e uma linha de confecções e acessórios como luvas, meias; brinquedos, cosméticos, entre outros itens.