A roda gigante de Balneário Camboriú, que está em fase de montagem, já tem nome definido – e não é nada comum. Vai se chamar FG Big Wheel, em referência à construtora que é responsável por alguns dos maiores arranha-céus da cidade – inclusive o atual recordista brasileiro entre os prédios residenciais, com 66 andares e 234 metros de altura. A parceria entre o empreendimento e a empresa foi firmada esta semana.
Na mesma toada, a FG Big Wheel será uma das maiores rodas gigantes da América Latina, com 65 metros. Instalada no costão do Pontal Norte, com vista panorâmica para toda a Praia Central, o equipamento chega a 82 metros acima do nível do mar.
A roda gigante foi inspirada na London Eye, em Londres, e funcionará dia e noite. Serão 36 cabines climatizadas, e a atração estará em uma área de 37,5 mil metros quadrados com estrutura de lazer e entretenimento, e reserva ambiental.
Toda a estrutura da roda gigante veio da China e da Europa, e chegou ao Brasil de navio. A montagem começou este mês, e as “pernas” da Big Wheel já podem ser vistas de toda a Avenida Atlântica.
A associação de marcas com empreendimentos turísticos é comum ao redor do mundo. Altevir Baron, diretor de mercado e de marketing da FG Empreendimentos, diz que a aposta na parceria leva em conta a projeção de Balneário Camboriú como destino turístico. Segundo ele, a roda gigante será um “novo ícone”:
– É um marco para a cidade, um novo cartão postal, assim como ocorreu nos maiores destinos turísticos no mundo, como Londres, Las Vegas, Chicago e Hong Kong – comentou.
A expectativa é que a roda gigante receba de 450 mil a 600 mil visitantes ao ano.
Construção civil
A FG é uma das três maiores construtoras de capital fechado do país, e responde por alguns dos maiores projetos de Balneário Camboriú – alguns deles, em parceria com o empresário Luciano Hang, da Havan, que é sócio em alguns empreendimentos da construtora.
A empresa deve lançar ainda este ano um edifício de 100 andares, que será a maior torre residencial da América Latina.