Nos últimos 8 anos, a Secretaria do Governo Municipal (SGM) imprimiu um ritmo de trabalho intenso em Curitiba. A Central 156 alcançou a significativa marca de 55,4 milhões de atendimentos ativos e receptivos ao cidadão, a secretaria coordenou a restauração dos pavimentos de 260 ruas, uma série de serviços na infraestrutura do município e as reformas das Ruas da Cidadania.
Além disso, a SGM trabalhou na qualificação dos servidores, na implementação do Plano de Governo e na interface da administração municipal com demais autoridades.
O curitibano como foco
“O foco das ações é o curitibano, sem distinção, já que a SGM segue as diretrizes do prefeito Rafael Greca que têm os cidadãos como parte integrante de políticas públicas inclusivas e que buscam a qualidade na prestação dos serviços públicos e o cuidado permanente com a cidade”, disse o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Nessa ótica, a SGM acolhe e acompanha o trâmite das reivindicações da população feitas à Prefeitura pelos canais institucionais da Central 156, do programa Fala Curitiba de consultas públicas e também encaminhamentos feitos às administrações regionais e órgãos do município.
No período em questão, foram formuladas 51,9 milhões de solicitações, informações e consultas de andamento dos serviços pelos canais da Central 156 de atendimento ao cidadão. Os meios mais usados para os pedidos foram o celular (80,44%), telefone fixo (17,45%), chat (1,26%) e portal da internet (0,85%). O lançamento do aplicativo 156 (celular) trouxe ao cidadão ainda mais facilidade e agilidade na busca das informações.
Os serviços mais solicitados no período foram coleta de lixo (1.161.182), iluminação pública (440.848) e trânsito (393.482).
Interlocução com o Legislativo
Desde o começo da gestão em 2017, a SGM atua na interlocução com a Câmara Municipal de Curitiba, dando suporte ao Plano de Recuperação de Curitiba e resgate do planejamento, com a organização e realização de audiências públicas com o Poder Legislativo e a população.
De 2017 até o mês de novembro deste ano, a Prefeitura recebeu 148.900 requerimentos de vereadores. Nesse mesmo período, os parlamentares enviaram 6.150 pedidos de informação, 2.421 projetos e 1.405 leis foram sancionadas. Por seu lado, o Executivo enviou 567 mensagens à Câmara.
Direitos Humanos
A SGM também é responsável pela gestão da Assessoria de Direitos Humanos – que abrange Políticas para Mulheres, Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Diversidade Sexual – além de coordenar o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Atua também, no suporte à Junta de Serviço Militar para garantir o cumprimento do rito do alistamento militar obrigatório.
Recuperação da malha viária
Guiadas pelas informações da Zeladoria Digital e pelo Fala Curitiba, as equipes de Manutenção Urbana contratadas pela SGM atuaram em várias frentes de trabalho para melhorar o pavimento e a acessibilidade de importantes eixos viários da cidade.
As intervenções ocorreram 260 ruas, totalizando 117,4 km, nos diversos bairros da cidade. A recuperação e restauração de pavimentos desgastados de maneira preventiva antecipa a necessidade de operações de tapa-buracos.
Em parte dessa melhoria, nos serviços de aplicações de capas asfálticas, foi utilizado o chamado asfalto borracha, que tem pneus descartados na composição e é considerado uma modalidade sustentável de recuperação de pavimentos.
Serviços de manutenções urbanas
Paralelamente, os Distritos de Manutenção Urbana (DMUs), que operam sob a supervisão da SGM, mantém a infraestrutura das vias públicas da cidade em boas condições, garantindo segurança e qualidade de vida para os moradores.
As intervenções incluem serviços de tapa-buracos, roçadas, manutenções diferenciadas dos pavimentos, recuperação dos sistemas de microdrenagem (escoamento das águas da chuva) e das calçadas.
A manutenção dos pavimentos, importante para manter principalmente as vias mais antigas em boas condições de tráfego, chegou a mais de 90 mil intervenções no período de 2017 a novembro deste ano. Isto representa mais de 30 intervenções por dia nas vias da cidade.
Roçadas
Outro dado que impressiona é o do serviço de roçadas de áreas públicas, parques e bosques da cidade. Em 8 anos, as equipes roçaram uma área de aproximadamente 164 milhões de metros quadrados, o equivalente a 23 mil campos de futebol.
Drenagem
A manutenção do sistema de microdrenagem executada pela SGM chegou a 984 mil metros em intervenções de assentamento, recuperação e desobstrução de galerias de águas pluviais. Adicionalmente, foram realizadas limpeza e manutenção de caixas de captação, somando 319.218 unidades. O trabalho realizado foi fundamental para a prevenção de alagamentos na cidade.
Caminhar Melhor
A SGM recuperou calçadas nos bairros da cidade pelo programa Caminhar Melhor, concebido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e que visa priorizar os pedestres e promover a mobilidade sustentável.
Foram recuperados 35.500 metros de calçadas, priorizando vias onde há escolas municipais, unidades de saúde e outros equipamentos da Prefeitura.
Entre alguns exemplos recentes estão os trabalhos feitos nas ruas Primeiro de Maio (Xaxim), do entorno da Escola Omar Sabbag (Cajuru), Cândido Hartmann (Bigorrilho), Eduardo Sprada (Campo Comprido), Léa Moreira de Souza Moura (CIC), Antônio Krainiski (Abranches), Leonor Castellano (Pilarzinho) e Avenida Presidente Wenceslau Braz (Fanny).
Ciclovias
O município implantou 91,6 km de novas ciclovias de 2017 a novembro deste ano, perfazendo um total de 301 km. Parte desta extensão foi executada pela SGM, responsável pela readequação da estrutura em vias como Deputado Heitor de Alencar Furtado e Eduardo Sprada (CIC), Lodovico Geronazzo (Boa Vista) e no eixo Conselheiro Laurindo – Aluísio Finzetto (Matriz).
Trincheiras e passarelas
As trincheiras e passarelas de Curitiba têm a atenção da SGM, que executa um trabalho de manutenção das superfícies dessas estruturas preservando-as estruturalmente e esteticamente. As equipes já recuperaram 25 mil metros quadrados de trincheiras e passarelas, que receberam resina antipichação e correção das superfícies.
Como exemplo, os trabalhos foram realizados em estruturas na Rua Comendador Fontana; Avenida Prefeito Maurício Fruet com a linha férrea; BR-277 (Jardim das Américas, Cajuru e Mossunguê); Avenida Sete de Setembro com Rua Ubaldino do Amaral; Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Ubaldino do Amaral; Rua Eduardo Carlos Pereira com Avenida Presidente Kennedy; e Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado.
Ruas da Cidadania renovadas
Os cuidados com a infraestrutura do município também incluíram as Ruas da Cidadania, espaços que funcionam como postos avançados dos serviços municipais nas regionais.
Elas foram restauradas e aprimoradas, processo que incluiu reformas nas estruturas metálicas, pintura, implementação de acessibilidade, lavagem dos telhados, instalação de iluminação cênica, adoção de nova comunicação visual e a implantação do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac 156).
Capacitação e Siac 156
A SGM renovou os Espaços Cidadão nas Ruas da Cidadania, requalificando ambientes para aprimorar e otimizar o atendimento à população, ofertando serviços por meio de um sistema integrado e monitorado. Paralelamente, capacitou servidores lotados nas Ruas da Cidadania.
Foram ofertados 236 cursos, com 15.203 horas de capacitação sobre políticas públicas de inclusão, garantia de direitos, atendimento ao cidadão no serviço público e outras temáticas relevantes, com a participação de 3.125 servidores.
As Ruas de Cidadania também estão integradas ao Siac 156. O sistema utilizado pelos servidores, abrange atividades e serviços, desde o cadastro do cidadão até a conclusão da solicitação.