Curitiba é uma das cidades mais procuradas por quem deseja morar na região Sul com qualidade de vida. Capital do Paraná, ano após ano a cidade vem sendo eleita um bom lugar para se viver.
O levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano registrou Curitiba como a terceira melhor cidade do país para se viver, com 0,823 de IDH.
Além dos bons resultados nos estudos, a cidade conta com uma ampla oferta de imóveis residenciais, que vem registrando crescimento principalmente nas buscas por locação.
Quem está nessa busca, com certeza encontrará apartamentos para alugar no Bigorrilho. Isso porque o bairro é um dos cinco mais procurados para morar em toda a capital.
Esse movimento leva a procura de encontro com a demanda, uma vez que o Bigorrilho é o bairro com a maior concentração de edifícios de Curitiba.
São pelo menos 13 mil domicílios, com pelo menos 23 mil habitantes. As ruas do bairro são as que possuem mais edifícios em toda a capital.
O Bigorrilho fica localizado a apenas 3 km do centro de Curitiba, próximo a bairros como Batel, Centro, Mercês, Campina do Siqueira e Santo Inácio.
Entre as principais ruas estão a Alameda Augusto Stellfeld, Princesa Isabel, Júlia da Costa, Rua Martin Afonso, Padre Anchieta, Padre Agostinho, além de Saldanha Marinho e Francisco Rocha.
Além da ampla oferta de imóveis, outro diferencial que atrai os moradores são os pontos turísticos do bairro. Entre eles estão a Praça da Ucrânia, onde são realizadas feiras livres e gastronômicas semanalmente.
Também há a Praça da Espanha, que atrai famílias, amigos e turistas, para aproveitar diversas opções gastronômicas, além de bares para a vida noturna.
Outro ponto, que também é um dos cartões-postais de Curitiba, é o Parque Barigui. Além de concentrar grande parte do rio que leva o mesmo nome, o parque é o destino de diversos visitantes e também daqueles que costumam praticar algum tipo de exercício físico.
Agora que você já sabe que o Bigorrilho é o bairro com mais imóveis na cidade, veja alguns motivos para investir em seu novo endereço na região:
Perfil Imobiliário
Bem localizado na cidade, com ampla oferta de comércio e serviços, além de uma boa relação de custo-benefício, o Bigorrilho é um bairro de alto padrão na cidade de Curitiba.
Assim como grande parte da capital paranaense, o bairro é considerado uma área residencial, o que tem estimulado o surgimento de cada vez mais edifícios e condomínios fechados no mercado imobiliário da região.
Esse é um dos motivos para o Bigorrilho ser considerado um dos melhores e mais procurados bairros de Curitiba. O crescimento acelerado nas buscas também gerou um impacto no preço do metro quadrado, que se valorizou nos últimos anos.
Entre os bairros com mais valorização na cidade, o Bigorrilho se destaca em sétimo lugar com um crescimento de 11,6%, somente no último ano.
A alta do bairro está acima da média da cidade. Em 12 meses, a valorização se manteve acima dos 10%, somando duas vezes a inflação, registrada em 3,14%.
Hoje quem estiver buscando um apartamento no Bigorrilho terá como média o valor do metro quadrado a R $7.902,00 no bairro.
Diferenciais do bairro
Com o crescimento no lançamento de edifícios, ampliou-se também o surgimento de novas áreas comerciais na região.
Isso contribui e muito para o índice de qualidade de vida, uma vez que os moradores do bairro não precisam se deslocar por longas distâncias para encontrar o que precisam. Se for o caso, um bairro também bem localizado em relação ao centro da cidade: a apenas 3km.
Além do acesso às lojas, farmácias, supermercados, o Bigorrilho fica próximo ao Park Shopping Barigui, que conta com uma série de opções de lojas para realizar as compras e ter acesso a serviços.
No Bigorrilho é onde também está localizada a Faculdade Evangélica Mackenzie, além do bairro ser caminho para mais duas instituições de ensino, a UTFPR e a Universidade Positivo.
Ainda o bairro é uma excelente opção para quem gosta do contato com a natureza, com ruas bem arborizadas, espaço para a realização de exercícios, ciclovias e praças.
História
O bairro teve o início do seu desenvolvimento ainda no século XIX com a chegada de imigrantes poloneses, alemães e ucranianos, que deram a característica que a região tem hoje.
Ainda durante o seu surgimento, o Bigorrilho já era uma área de várias chácaras e acessos que posteriormente foram sendo substituídos por edifícios e amplas avenidas que são a marca do bairro hoje.
Uma das principais curiosidades sobre o bairro está relacionada a seu nome. O nome Bigorrilho veio de um ribeirão que morava e possuía terras na área.
Apesar disso, hoje o bairro também é conhecido como Champagnat. Isso por conta de uma propriedade pertencente aos Irmãos Marista, denominada Jardim Champagnat.
Mesmo com os dois nomes populares entre os curitibanos, segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC), a nomenclatura oficial é Bigorrilho.
Algumas decisões da prefeitura contribuem para melhorar a qualidade de vida na região, principalmente o trânsito. As ruas do Bigorrilho e no entorno contam com binários em um trecho de três quilômetros.
Assim, a maioria das ruas conta com uma mão única, o que facilita o deslocamento com o aumento de velocidade permitida nas vias.
Em relação ao transporte público, o Bigorrilho é cortado por canaletas, que facilitam e agilizam o deslocamento dos ônibus.
A região é de ligação do centro da cidade com os bairros, sendo cruzada pelo Terminal do Campina do Siqueira, que pode levar a caminhos como o Portão ou ainda ao Campo Comprido, seguindo reto a leste.
O bairro ainda é atendido 100% pela coleta de lixo e 99% por energia elétrica e água, o que ajuda a garantir, por exemplo, os altos índices de qualidade de vida.
Por fim, o Bigorrilho conta com hospitais, acesso à educação e lazer que fazem desta uma região completa para se viver.
Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!