Em meio à tragédia que assola o Rio Grande do Sul, um ato de amor e compaixão chamou a atenção e emocionou a internet. Deise Falci, uma mulher determinada a fazer a diferença, lotou seu carro com cachorrinhos resgatados das enchentes que devastaram a região. No vídeo que rapidamente se tornou viral, Deise compartilhou: “Voltando da enchente com os resgatados. Sempre cabe mais um. Hoje eles não vão dormir na água”.
A dedicação de Deise é apenas uma das muitas histórias de solidariedade que surgiram em meio ao desastre natural. Voluntários e agentes das forças de segurança do Rio Grande do Sul já conseguiram resgatar mais de 11 mil animais de estimação e silvestres afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), até o meio-dia de terça-feira, 14 de maio, foram resgatados 11.002 animais. A maioria dos resgatados são cães e gatos, mas a lista também inclui aves, guaxinins e cavalos, como o conhecido Caramelo.
Os esforços incansáveis dos voluntários e agentes de segurança destacam a importância da solidariedade e do cuidado com todos os seres vivos durante uma crise. A história de Deise e os inúmeros animais salvos são um lembrete poderoso de que, mesmo em tempos difíceis, atos de bondade podem fazer uma grande diferença.