Atletas de Curitiba conquistam medalhas no Mundial de Paracanoagem e Taekwondo com apoio da Prefeitura

Atletas apoiados pela Prefeitura de Curitiba conquistam medalhas importantes no Mundial de Paracanoagem na Polônia e na WT President’s Cup America 2026 no Peru

Atletas de Curitiba que recebem apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura voltaram a se destacar em competições internacionais no fim de agosto. Com conquistas no Mundial de Paracanoagem, realizado na Polônia, e na WT President’s Cup America 2026 de Taekwondo, no Peru, os curitibanos mostraram talento e preparação de alto nível.

O apoio municipal reforça a presença da cidade em eventos esportivos de prestígio, beneficiando atletas, técnicos e instituições esportivas. As medalhas conquistadas confirmam o progresso e a força da modalidade com recursos destinados por meio do IPTU para fomentar o esporte local.

Confira a seguir como foram as conquistas de atletas curitibanos nessas duas competições importantes para o calendário esportivo internacional, conforme informação divulgada pela Prefeitura de Curitiba.

Miqueias Rodrigues garante bronze no Mundial de Paracanoagem na Polônia

O atleta curitibano Miqueias Elias Rodrigues, apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte e integrante da Associação Náutica Curitiba (ANC), conquistou a medalha de bronze na prova KL3 200 metros do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem entre os dias 26 e 30 de agosto, em Poznan, Polônia.

Com o tempo de 40s68, Miqueias confirmou sua condição entre os melhores do mundo na modalidade. O brasileiro Gabriel Paixão Porto ficou em segundo lugar com 39s91, e o título ficou com o georgiano Serhii Yemelianov, que marcou 39s82.

O paracanoísta celebrou o resultado afirmando: “Estou muito feliz, mais uma vez me mantendo no pódio. Desde 2023 venho conseguindo ficar entre os melhores e hoje não foi diferente. No final deu tudo certo e conseguimos essa dobradinha, representando o nosso Brasil muito bem aqui nas águas da Polônia”.

Também integrando a ANC e o programa municipal, a atleta Adriana Azevedo (Drica) participou do Mundial e terminou em 7º lugar, mostrando a competitividade da equipe curitibana.

Vitória Sassaki e Jordana Grabowski conquistam ouro e prata no taekwondo no Peru

No tatame da WT President’s Cup America 2026, realizada entre 24 e 28 de agosto em Lima, Peru, duas jovens atletas curitibanas voltaram ao Brasil com pódios importantes para a cidade. Beneficiárias do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, Vitória Sassaki Ferreira e Jordana Grabowski de Lima mostraram grande desempenho nas categorias Sub-14 do taekwondo.

Vitória Sassaki foi campeã na categoria +59 kg, conquistando a única medalha de ouro do Brasil nessa subdivisão da competição, um marco para o esporte juvenil nacional. Já Jordana de Lima ficou com a medalha de prata na categoria -51 kg, garantindo o segundo lugar no pódio.

O técnico Marcelo Sassaki, também beneficiário do programa municipal, acompanhou as atletas durante a competição que reuniu talentos de vários países do continente americano, considerada uma das principais do calendário pan-americano e mundial do taekwondo.

Programa Municipal de Incentivo ao Esporte reforça apoio a atletas e projetos esportivos

Os resultados obtidos na Polônia e no Peru destacam não só a qualidade dos atletas curitibanos, mas também a importância do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

Por meio desse programa, recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são redirecionados para apoiar projetos esportivos e paradesportivos, possibilitando a preparação e a participação em competições estaduais, nacionais e internacionais. Em 2026, o programa apoia 734 projetos, envolvendo 573 atletas e paratletas, 52 técnicos e 109 instituições esportivas.

Desde sua criação em 2002, mais de 12 mil projetos foram beneficiados, contribuindo para a formação de atletas e para o fortalecimento da presença de Curitiba no cenário esportivo. Essas conquistas recentes reforçam o compromisso da cidade com o esporte e a inclusão por meio do incentivo e do apoio contínuo.

Compartilhe o artigo