Em um duelo marcado por reviravoltas e tensão até o último minuto, Athletico Paranaense e Internacional empataram em 2 a 2 na noite deste domingo (11), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O confronto encerrou a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, deixando um gosto amargo para o Furacão, que viu a vitória escapar nos instantes finais.
O Internacional começou a partida em alta, aproveitando sua primeira chance clara aos 11 minutos. O jovem meia Gabriel Carvalho, de apenas 16 anos, deu um passe preciso para o atacante Wesley, que não desperdiçou. Com tranquilidade, Wesley bateu firme na saída do goleiro Léo Linck, inaugurando o placar para o time da casa.
Apesar do revés inicial, o Athletico não se deixou abater. Demonstrando resiliência, o time paranaense pressionou o adversário e encontrou o gol de empate ainda na primeira etapa. Aos 39 minutos, João Cruz, também uma promessa do futebol, aproveitou um desvio após seu chute e igualou o marcador. Este foi o primeiro gol do meio-campista como profissional, um momento significativo em sua jovem carreira.
No segundo tempo, o Furacão voltou determinado a buscar a virada. E não demorou para isso acontecer. Aos 5 minutos, o meia Bruno Zapelli lançou Canobbio, que venceu a defesa adversária na corrida e, com um toque sutil, colocou o Athletico na frente. A virada parecia consolidada, e o Rubro-Negro resistia bem à pressão do Internacional.
No entanto, o desfecho do jogo reservava mais emoções. Já nos acréscimos, o Internacional lançou-se ao ataque em busca do empate. E conseguiu. Aos 51 minutos, após cobrança de escanteio, Alario cabeceou para uma defesa parcial de Léo Linck, mas o rebote caiu nos pés de Wanderson, que não desperdiçou e garantiu o 2 a 2 final.
Com o empate, o Athletico Paranaense manteve-se na oitava posição da tabela, agora com 29 pontos. O resultado, embora frustrante, mantém o time na briga por uma vaga nas competições continentais. Do outro lado, o Internacional chegou a 22 pontos, permanecendo próximo da zona de rebaixamento, uma situação que preocupa o clube gaúcho.
O próximo desafio do Athletico será pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira (15), quando enfrentará o Belgrano, da Argentina, na Ligga Arena, em Curitiba, pela partida de ida das oitavas de final. Já o Internacional volta a campo na quarta-feira (14), para enfrentar o Juventude, em jogo atrasado pela sexta rodada do Brasileirão.
Ficha técnica:
Internacional 2×2 Athletico Paranaense
Campeonato Brasileiro 2024: 22ª rodada
Data: 11/08/2024 (domingo)
Horário: 19h
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Público total: 17.136
Público pagante: 14.322
Renda: R$ 291.767,00
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
Quarto árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Árbitro de video: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Internacional:
Rochet; Igor Gomes (Bruno Gomes, no intervalo), Agustín Rogel, Robert Renan e Bernabei; Rômulo (Ricardo Mathias, aos 35′ do 2º tempo), Thiago Maia (Wanderson, aos 9′ do 2º tempo), Bruno Henrique e Gabriel Carvalho; Wesley e Enner Valencia (Lucas Alario, aos 26′ do 2º tempo)
Técnico: Roger Machado
Gols: Wesley, aos 11′ do primeiro tempo; Wanderson, aos 50′ do segundo tempo
Cartão amarelo: Bruno Henrique.
Athletico Paranaense:
Léo Linck; Léo Godoy (Erick, aos 13′ do 2º tempo), Thiago Heleno, Gamarra e Fernando (Esquivel, aos 13′ do 2º tempo); Fernandinho (Kaique Rocha, aos 34′ do 2º tempo), João Cruz (Felipinho, aos 23′ do 2º tempo) e Zapelli; Canobbio (Cuello, aos 23′ do 2º tempo), Di Yorio e Julimar
Técnico: Martín Varini
Gols: João Cruz, aos 39′ do primeiro tempo; Canobbio, aos 5′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Fernando e Gamarra