A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou, nas sessões plenárias desta semana, a entrega de dez Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão de segunda-feira (24), a vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) debateu, aprovou e concedeu o diploma em homenagem ao Clube Athletico Paranaense pelas medidas de combate ao racismo adotadas recentemente, incluindo a campanha “Ame o Athletico e odeie o racismo” e o lançamento do Cartão Antirracismo.
A pedido da autora do requerimento, a votação foi nominal e unânime, com o apoio de 22 vereadores (077.00159.2025). A campanha “Ame o Athletico e odeie o racismo” foi lançada pelo clube depois do zagueiro Léo ser alvo de ofensas racistas durante a partida contra o Coritiba, no dia 25 de janeiro. Já a entrega do Cartão Antirracismo à torcida foi realizada no jogo contra o Maringá, no dia 19 de março, na Ligga Arena. “Esta ação, esta cena que a gente viu no vídeo, é extremamente forte, uma roda com todo mundo erguendo o cartão”, disse Prates
A campanha, para a vereadora, “de fato rompe com a omissão” e atende à lei Vini Jr. (lei municipal 16.267/2023). “E que este grito contra o racismo nunca se cale”, completou. Os vereadores Camilla Gonda (PSB) e Toninho da Farmácia (PSD) se somaram à autora, no debate da homenagem. Os Votos de Congratulações e Aplausos foram entregues ao diretor executivo da Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap), Rubens Neves.