O Athletico Paranaense encerrou sua sequência de duas derrotas consecutivas ao vencer o Cuiabá por 2×1 na noite deste domingo (28), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto aconteceu na Arena Pantanal e trouxe alívio e renovação de esperanças para o Furacão, que se aproxima da zona de classificação para a Libertadores, ocupando atualmente a oitava posição com 28 pontos em 17 jogos.
O jogo começou com o Athletico pressionando e aproveitando as oportunidades. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Julimar abriu o placar com um chute preciso após uma excelente jogada coletiva que envolveu Cuello e Zapelli. O Cuiabá tentou reagir, mas encontrou dificuldade em superar a defesa atleticana e o goleiro Léo Linck, que fez defesas cruciais para manter a vantagem rubro-negra.
O segundo tempo seguiu com o Cuiabá dominando a posse de bola, mas sem conseguir converter em gols. As chances criadas foram neutralizadas pela defesa do Athletico e pelas intervenções do goleiro. Canobbio quase ampliou o placar logo nos primeiros minutos, e Walter, goleiro do Cuiabá, fez uma defesa espetacular em uma cabeçada de Erick após cruzamento de Nikão.
Aos 27 minutos, o Cuiabá chegou a marcar com André Luís, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, que apontou impedimento de Deyverson no momento do passe. O Athletico continuou explorando contra-ataques e, aos 47 minutos, Di Yorio ampliou para 2×0 após receber assistência de Erick e finalizar com um carrinho certeiro.
Nos acréscimos, Deyverson marcou para o Cuiabá aos 51 minutos, após uma jogada individual, mas já era tarde demais para reverter a situação. Com a vitória, o Athletico chegou a 28 pontos, diminuindo a distância para o G6 e mostrando um desempenho convincente que anima a torcida para as próximas partidas.
O próximo desafio do Furacão pelo Campeonato Brasileiro será contra o Grêmio, no domingo (4), na Ligga Arena. Antes disso, a equipe enfrenta o Red Bull Bragantino na quarta-feira (31), na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Caldeirão.
Ficha técnica:
Cuiabá 1×2 Athletico Paranaense
Campeonato Brasileiro 2024: 20ª rodada
Data: 28/07/2024 (domingo)
Horário: 19h
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Público total: 4.452
Renda: R$ 80.700,00
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO) e Gizeli Casaril (SC)
Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Árbitro de vídeo: Diego Pombo Lopez (BA)
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre (Railan, aos 37′ do 2º tempo), Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Fernando Sobral, aos 15′ do 2º tempo), Denilson e Max (Eliel, aos 37′ do 2º tempo); Jonathan Cafú (André Luís, no intervalo), Pitta e Deyverson.
Técnico: Petit
Athletico Paranaense: Léo Linck; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Fernando; Fernandinho (Gabriel, aos 6′ do 2º tempo), João Cruz (Leo Godoy, aos 17′ do 2º tempo) e Bruno Zapelli (Pablo, aos 31′ do 2º tempo); Cuello (Cannobio, no intervalo), Di Yorio e Julimar (Nikão, aos 17′ do 2º tempo).
Técnico: Martín Varini
Gols: Julimar, aos 10′ do primeiro tempo; Di Yorio, aos 47′ do segundo tempo.
Cartões amarelos: Julimar e Leo Godoy.