Associações e sindicatos representantes de lojistas e estabelecimentos comerciais criaram uma campanha para que a quarentena restritiva imposta pelo Governo do Paraná em 141 municípios do estado não seja prorrogada por mais uma semana.
O decreto é válido até esta terça-feira (14), mas pode ser prorrogado por mais sete dias, conforme o avanço do novo coronavírus nessas regiões.
O documento proíbe o funcionamento de shoppings e restringe o funcionamento de restaurantes, por exemplo.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Nelson Goulart, ressalta que a decisão de funcionamento deve ser de cada município.
Nelson Goulart afirma que os restaurantes já possuem critérios rígidos para poder manter o funcionamento e que o objetivo agora é pagar contas.
Além da Abrasel, fazem parte da campanha #nãorenovaquarentena a Associação de Empresários do Paraná (Aepar), a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio Estabelecidos em Shopping Center de Curitiba (Sindishopping).
Para a presidente do Sindishopping, Carolina Assis, os critérios de higiene dos shoppings são rigorosos e não há necessidade de aumentar o período de fechamento.
Carolina Assis frisa que o cenário é preocupante e aumentar o período de fechamento dos shoppings vai ocasionar um prejuízo ainda maior.
Nesta terça-feira, o Governo do Paraná deve anunciar os dados do período em que o decreto está vigente e também se vai ou não manter a medida por mais uma semana.
Fonte: CBN Curitiba