Curitiba, 24/04/2024 – Prestes a completar 31 anos, a Associação Beneficente Curitibana ABC Vida tem muitos motivos para comemorar: somente no último ano, foram mais de 800 atendimentos, desde recém-nascidos até pessoas idosas. A finalidade da instituição é o promover e desenvolver projetos e ações que potencializem e transformem pessoas por meio do acolhimento e amor com atividades desenvolvidas em Curitiba (PR) e Colombo (PR).
Fundada em abril de 1993, a ABC Vida tem natureza filantrópica, beneficente, criada para atender o ser humano em sua integralidade. Entre o público atendido estão bebês e suas mães em maternidades públicas, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, egressos do sistema prisional, pessoas em comunidades terapêuticas, moradores de rua, famílias em situação de vulnerabilidades e idosos. Pessoas referenciadas pelo Conselho Regional de Assistência Social (CRAS) e Escritório Regional são a grande maioria.
“Nós diferenciamos o indivíduo do processo, nossos projetos respeitam as características individuais dos assistidos levando em conta sua cultura, formação e história”, conta Leandro o coordenador da instituição.
Na ABC Vida são três os campos de atuação: Proteção Social Básica, Mobilização Para o Mundo do Trabalho e Empreendedorismo Social.
A Proteção Social Básica tem o Projeto EDUCA (Espaço para o Desenvolvimento do Universo da Criança e do Adolescente) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, criado em 2015 estrategicamente na Vila Zumbi, em Colombo, uma das áreas mais pobres da região metropolitana de Curitiba. “No projeto as crianças recebem refeições e passam um período do dia realizando atividades lúdicas que desenvolvem a habilidade de pensar e se expressar, além de reforço escolar, baseado em valores e princípios morais e éticos, tudo de forma totalmente gratuita”, diz Leandro.
Outro projeto é o Linha da Vida, desenvolvido em 1998, um ônibus transformado em unidade móvel de saúde, com consultório médico e odontológico. A ABC Vida também criou o Projeto Qualificar, destinado a capacitar egressos e egressas do sistema prisional, com idade entre 18 e 59 anos, ou ainda, familiares de pessoas em situação de privação de liberdade e/ou em vulnerabilidade social. Com a atual demanda, este projeto se ampliou para o atendimento de refugiados.
Desta necessidade surgiu o movimento 60+, que amplia a possibilidade de permanência do idoso, principalmente mulheres, nas dependências da instituição, ao mesmo tempo que conecta o indivíduo com uma rede de apoio que oferece atividades e estímulos para a qualidade de vida. O projeto começou em função da expectativa de vida que tem aumentado.
Dentro do segmento de Mobilização Para o Mundo do Trabalho está o Programa de Aprendizagem, que prepara alunos para a vida e para o mundo do trabalho, gerando renda para jovens em situação de vulnerabilidade. “Isto impacta na qualidade de vida de mais de 400 famílias, uma vez que gera renda e prepara o jovem para o mundo corporativo”, avalia Leandro.
Outro braço é o Projeto ABC Empregos, um meio para auxiliar na recolocação de profissionais no mercado de trabalho, o programa também se preocupa em conhecer de maneira integral as necessidades de cada um.
“Este cuidado em conhecer os seus profissionais em potencial faz com que, mais do que uma agência de empregos, a ABC Empregos seja também uma maneira de cuidar de vidas”, finaliza.
Para saber mais sobre estes projetos, acesse: Link
Virada Social
Uma das formas de manter toda essa estrutura é a Virada Social, uma grande festa com atrações gastronômicas, culturais e artísticas, além de feira de negócios e exposições que em 2024 acontecerá em 04 de maio das 10h a 17h; e você pode fazer parte dessa grande festa de solidariedade com sua família e amigos, uma forma divertida e deliciosa de fazer parte dessa grande obra socio-assistencial.