Assistência social de Curitiba bate recordes em 2025 com ações da FAS

7 Min de leitura
Foto: Hully Paiva/SECOM

Em 2025, a Fundação de Ação Social (FAS) abriu novas unidades, modernizou estruturas, fortaleceu atendimentos e implantou programas. Entre os destaques estão os resultados da Campanha do Agasalho, que arrecadou 402 mil peças, e da Operação Inverno, que ofereceu mais de 190 mil atendimentos, os maiores números já registrados pela instituição.

Responsável pela política de assistência social no município, a FAS trabalhou para acolher, orientar e transformar vidas. “Nosso compromisso é fortalecer a rede de proteção social de Curitiba e garantir atendimento digno e eficiente para quem mais precisa”, afirma o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.

Recordes e fortalecimento da rede

Imagem

A Campanha do Agasalho 2025, que teve como tema “Doe um Agasalho. Ganhe um Coração Quentinho”, terminou em setembro com 402.130 peças arrecadadas, resultado 17% maior que o de 2024. Os itens arrecadados foram distribuídos a famílias vulneráveis e pessoas acolhidas nas unidades da FAS. A ação contou com o apoio de 216 voluntários, que ajudaram na triagem das doações.

A Operação Inverno, iniciada em 16 de maio, reforçou o atendimento à população em situação de rua

  • 190.766 acolhimentos 
  • 24.297 abordagens sociais
  • 3.705 cobertores e 761 mantas térmicas entregues

Modernização e novos equipamentos

Imagem

A modernização da rede socioassistencial e o investimento na proteção social básica marcaram o ano.

  • 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) passaram por reformas e melhorias
  • Investimento de R$ 530 mil nas obras dos Cras 
  • 86,8 mil atendimentos a 18 mil famílias nos Cras, de janeiro a julho

“Cras fortes significam uma população mais protegida. Investimos para que as famílias encontrem acolhimento, orientação e portas abertas para reconstruir suas trajetórias”, afirma o presidente da FAS.

 

Em 2025, Curitiba ganhou o Cras e Liceu de Ofícios Santa Quitéria, na Regional Portão, e a revitalização do Cras Novo Mundo, na Regional Pinheirinho.

A comunidade comemorou a entrega da reforma do Cras Novo Mundo. Madalena Teixeira Barbieri, moradora mais antiga do Conjunto Gralha Azul, ficou emocionada ao ver o novo espaço. “Eu cheguei a chorar porque era meu sonho e da nossa comunidade.”

A FAS também ampliou e transferiu a Unidade de Acolhimento Institucional Parigot de Souza, que acolhe mulheres com ou sem filhos que estão em desabrigo. A unidade passou a ofertar mais dez vagas para gestantes em situação de rua, o que garante mais proteção às mulheres em risco social.

Políticas para a população em situação de rua

Em 2025, a FAS ampliou as abordagens sociais na região central da cidade, que somaram  37.521 ações até novembro. “Nosso foco tem sido ampliar a presença das equipes nas ruas e garantir que cada pessoa abordada receba orientação técnica, direitos garantidos e novas oportunidades de recomeço”, explica Renan.

Outro avanço foi a renovação da frota com 23 novas vans usadas no serviço de abordagem social, que substituíram as antigas Kombis. Destas, 19 ficam na Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES), que atende as solicitações de atendimento registradas pela Central 156.

Curitiba também lançou o Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua, formalizado pelo Decreto Municipal nº 2029/2025. A ação ampliou a integração entre secretarias para fortalecer os serviços a este público.

Cuidando de Quem FAS

Para promover o bem-estar e a valorização dos servidores, a fundação lançou em maio o Cuidando de Quem FAS. O programa tem o objetivo oferecer apoio físico, emocional e institucional aos trabalhadores, em função dos desafios que enfrentam todos os dias no atendimento às pessoas em maior vulnerabilidade.

Além de espaços de relaxamento, o programa abriu um canal direto de comunicação entre os servidores e a presidência da FAS, chamado Fale com o Presidente.

Para a supervisora da FAS no Núcleo Regional Boqueirão, Lidiane Oliveira Bonamigo de Sousa, o programa apresenta na essência a acolhida que os servidores da FAS tanto precisam. “Ele traz uma visão inovadora no alívio das tensões causadas pelo processo de trabalho, com momentos fundamentais de descontração e integração”, explica. 

Outras entregas de 2025

Equipamentos requalificados

  • Requalificação da FAS SOS, com 4.172 atendimentos mensais, sendo 1.212 encaminhamentos para o mundo do trabalho
  • Lançamento do Programa FAS o Bem, que amplia a participação de voluntários
  • Revitalização da intranet da FAS e implantação de Espaços de Estudo nas unidades
  • 19 novos educadores sociais aprovados no concurso público de 2022

Apoio às famílias

  • Ampliação de 15,53% no crédito alimentar dos Armazéns da Família
  • Aumento de 113% nos repasses per capita às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
  • Reajuste de até 65% nos valores per capita pagos às OSCs que ofertam acolhimento para crianças e adolescentes. 
  • 22.122 créditos alimentares concedidos e 858 cestas básicas distribuídas. 
  • 3.108 pessoas atendidas no SCFV e 473.143 atendimentos no Programa de Acompanhamento de Indivíduos e Famílias (Paif).

Antônio Augusto Ortiz, diretor do Lar Infantil Sol Amigo, destacou o avanço no relacionamento com a FAS. “Nós vínhamos de uma dificuldade orçamentária e jamais imaginávamos chegar a esses valores. É uma luta de 20 anos, que agora se concretiza”, diz.

Qualificação e conferências

  • Realização da XVI Conferência Municipal de Assistência Social.
  • Construção do Plano Municipal de Assistência Social 2026–2029.
  • 54 ações de educação permanente com cursos, oficinas e supervisões técnicas.
  • Capacitações específicas e Encontro Creas para valorização profissional.
  • Nova versão do FAS Para Elas, com 111 participantes.
  • Acompanhamento de 1.160 adolescentes em medidas socioeducativas.
  • Implantação da Diretoria de Parcerias da FAS.
  • Reestruturação da Secretaria Executiva do CMAS.
Compartilhe o artigo