Assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná, Adriana de Carli aproveitou a quarta-feira, 22 de setembro, para ir trabalhar de bicicleta. E não foi só porque esse é o Dia Mundial Sem Carro, mas para prestigiar o novo bicicletário da Casa, inaugurado justamente na data. Para ela, que é ciclista, ter um lugar para “estacionar” a bike é um incentivo.
(Sonora)
O bicicletário tem espaço para 56 bicicletas, é coberto, tem iluminação e um acesso próprio para que os usuários não precisem disputar espaço com os carros, já que ele fica perto de um dos estacionamentos da Assembleia. Foi construído para atender a servidores e deputados, que vão poder calibrar e encher os pneus, já que há equipamentos para isso.
O presidente Ademar Traiano (PSDB), que inaugurou o espaço ao lado do 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e dos deputados Goura (PDT) e Boca Berta Júnior (PROS), roubou a cena, ao subir em uma bicicleta para, segundo ele, estimular os parlamentares e funcionários a trocarem o carro pela bike.
(Sonora)
Adepto das duas rodas, Romanelli fez questão de vir para a Assembleia de bicicleta nesta quarta. Ele defende o uso do meio de locomoção, que, de baixo custo, é ecologicamente correto, e contribui para o bem-estar físico, mental e emocional dos usuários.
(Sonora)
De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, entre 2020 e 2019 houve um aumento de 50% na venda no Brasil e, no primeiro semestre de 2021, a alta já ultrapassou os 30%, em relação ao ano anterior.
Um dos idealizadores do bicicletário, o deputado Goura é outro defensor do modal. Além de ter vários projetos de lei voltados para o incentivo ao uso, ele próprio procura se locomover o quanto pode de bicicleta.
(Sonora)
Outros parlamentares fazem parte da chamada “Bancada da Bike”. Caso de Boca Aberta Júnior (PROS), que se juntou ao grupo na entrega do bicicletário e elogiou a iniciativa.
(Sonora)
Os deputados sabem que estimular o uso de bicicleta como meio de locomoção é também uma forma de contribuir para que a cidade sofra menos com a poluição provocada pelos automóveis.
Na Casa de leis, diversos projetos sobre o tema se tornaram leis estaduais. Por exemplo, desde o ano de 2012, setembro é considerado no Paraná como o mês da Bicicleta. É quando o Governo promove ações de estimulo ao uso do meio de locomoção. Além das vagas de bicicleta, o estacionamento conta ainda com 44 vagas para motocicletas. Nelti Gonçalves, também assessor parlamentar diz que agora se sente mais seguro para ir ao trabalho de moto.
(Sonora)