O aposentado Geraldo José da Silva mora há 28 anos na Rua Yedo de Faria Pinto, no Cajuru. Ele comemora o trabalho que a Prefeitura de Curitiba está fazendo em toda a extensão da rua de 840 metros. A via já foi reciclada e reperfilada por equipes contratadas pela Secretaria de Obras Públicas. Falta ainda a segunda camada de asfalto e depois será feita a sinalização.
"Achei maravilhoso o que estão fazendo, o trabalho está ficando excelente. Isso é valorização do imóvel, a rua renovada é o cartão de visitas do bairro", diz Geraldo. Ele conta que algumas casas próximas da dele estão colocando meio-fio e calçada. "O morador deveria colaborar. A calçada é responsabilidade de cada um de nós", observa.
A aposentada Malvina de Oliveira Cardoso mora na região desde 1982. "Já vi mais quatro ruas lá pra cima que estão asfaltando. Tinha rua aqui que era barro puro. Para quem anda de ônibus é bem melhor com a rua asfaltada. Está ficando ótimo", disse ela.
Além da Yedo de Faria Pinto, a Secretaria de Obras Públicas está revitalizando mais seis ruas da região, algumas delas em toda a sua extensão. Ao todo, nestas ruas, o asfalto substitui o antipó numa extensão de 2.760 metros. Em todas elas, a renovação atende a solicitações feitas pela população.
Uma das que estão sendo renovadas é a Rua Luiz Carlos Dorecki, onde Emellyn Pereira, que tem duas crianças pequenas, mora há três anos. "Já caí de bicicleta nessa rua, que estava cheia de remendo. Além disso, quando passava com carrinho de bebê e as crianças estavam dormindo, elas acordavam de tanto que balançava na hora de atravessar a rua", relatou.
O morador Antônio Carlos dos Santos Neto confirma o que diz Emellyn. "Moro aqui há 40 anos. A rua estava precisando porque o antipó estava cheio de remendo. Esse asfalto é importante para todos", disse ele, que costuma passear com o neto Artur, de 1 ano.
Também estão sendo revitalizadas no Cajuru as ruas Isaías Ferreira da Silva, Celso Cesar Osternack, Anna Trentim Reque, Dr. Hamilton Portugal Pereira e Dr. José Alexandre de Moura Negrini.