Placas de trânsito representando idosos podem abandonar a bengala em Curitiba

XV CURITIBA
2 Min Read
Foto: CMC

Na Câmara Municipal de Curitiba, uma proposta legislativa que busca atualizar o símbolo de atendimento prioritário a pessoas idosas está prestes a ser avaliada novamente. Após um adiamento na semana passada por conta de um pedido de vista regimental, espera-se que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) coloque em votação o projeto nesta terça-feira, às 14h. A medida visa substituir os atuais pictogramas usados para indicar o atendimento prioritário aos idosos por uma nova imagem que representa melhor a vivacidade e atividade física e mental da população acima de 60 anos.

O projeto, apresentado pelo vereador Marcos Vieira (PDT), surge como uma resposta às críticas sobre a representação desatualizada das pessoas idosas nas placas de atendimento prioritário. Segundo a proposta, símbolos, adesivos, pinturas e outras formas de sinalização que utilizam os pictogramas antigos seriam substituídos por um novo design que incorpora o símbolo “60+”, refletindo uma imagem mais alinhada com a realidade atual dos idosos.

Esse movimento legislativo não é inédito na história recente da CMC. Uma iniciativa similar, que também buscava abordar questões de etarismo, foi arquivada no ano passado pela mesma comissão, e a decisão foi mantida pelo plenário. No entanto, com uma proposta reformulada e mais concisa, espera-se que o debate traga novas perspectivas sobre a importância de atualizar a simbologia associada ao atendimento prioritário dos idosos.

Caso o projeto seja aprovado pelos vereadores e posteriormente sancionado pelo prefeito, as mudanças entrarão em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município. Os estabelecimentos com atendimento ao público terão então um ano para se adequar à nova legislação, marcando um passo significativo na representação digna e atualizada da terceira idade em Curitiba. A reunião desta terça-feira na CCJ e no colegiado de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias, também agendada para esta semana, será um momento decisivo para o futuro da proposta.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.