“No ano passado não tivemos a Feira de Inverno, quando soube que neste ano ela iria acontecer fiquei muito feliz e já fui preparando meu estoque”, conta Fabiana Carolina de Souza. Ela faz joias artesanais em macramê e há cinco anos participa da Feira de Inverno da Praça Osório.
A feira acontece também na Praça Santos Andrade. Nos dois endereços, funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h. Há opções de artesanato, vestuário, presentes e lembranças da cidade.
Fabiana cria suas peças no espaço chamado de Oficina dos Artesãos, uma barraca que tem uma configuração diferente das demais. Oferece um espaço aberto para que o visitante possa acompanhar a produção dos artigos e conhecer as diferentes técnicas.
A artesã conta que não usa nenhuma ferramenta na confecção das joias. Com amarrações vai unindo pedras brasileiras aos fios e assim cria peças únicas, que vão de R$ 3 a R$ 180.
Também não poderiam faltar nas Feiras de Inverno as bancas de comidas e bebidas típicas da época, como milho verde cozido, pinhão, bolos e é claro o quentão, que neste ano é sem álcool, conforme o decreto vigente. A bebida típica do inverno espanta o frio e a versão sem álcool caiu no gosto dos frequentadores das feiras.
Além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas, quem passear pelas feiras ainda vai encontrar barraquinhas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate e biscoitos.
Serviço: Feiras Especiais de Inverno
Data: até 17 de julho
Local: Praça Osório e Praça Santos Andrade
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h