O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) informou nesta sexta-feira (26), que retirou do ar a campanha “Não seja jaguara”.
Com o objetivo de conscientizar a população, as empresas de ônibus de Curitiba lançaram a campanha ‘não seja jaguara’, porém, o que tinha propósito de diminuir aglomerações no transporte coletivo se tornou uma polêmica.
Veja o posicionamento do Setransp na íntegra:
“O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) retirou do ar a campanha “Não seja jaguara”. O objetivo da iniciativa era usar um termo genuinamente paranaense – jaguara -, que na linguagem coloquial não tem o significado cru do dicionário, para chamar a atenção daqueles que, em benefício próprio, prejudicam a coletividade.
A palavra era usada não para ofender, mas para chamar a atenção daqueles que desrespeitam o horário determinado de funcionamento do comércio, que não cumprem a determinação de dar preferência no embarque aos profissionais de saúde, que furam a catraca.
Infelizmente, no mundo das fake news em que vivemos, tudo é distorcido e, em ano eleitoral, pior ainda. Candidatos estão usando a campanha das empresas de ônibus como instrumento político. Nada há de verdade no que dizem a respeito da campanha, mas as empresas não querem ver sua iniciativa ser usada em disputas eleitorais das quais não fazem parte.