O petista Roberto Requião mentiu tanto nesta eleição que Ratinho Junior ganhou um novo dia para esclarecer as verdades. As inserções eleitorais no rádio e na TV terminariam nesta quinta-feira (29), três dias antes das eleições, de acordo com o calendário eleitoral, mas o atual governador terá espaço exclusivo nesta sexta (30) para desmentir os ataques do adversário. A nova decisão é assinada pela juíza eleitoral Melissa de Azevedo Olivas.
Esse direito de resposta leva em conta falsas acusações feitas por Requião a Ratinho Junior e sua família, que não tem nada a ver com o processo eleitoral. A sentença prevê a publicação do material de esclarecimento do governador pelo dobro do tempo em que as mentiras foram veiculadas e, com isso, a campanha de Requião perdeu as inserções na TV ou no rádio nesta quinta e ainda viu a sexta-feira ficar toda com Ratinho Junior.
O processo foi movido por conta de publicidade institucional. Requião linkou os recursos pagos legalmente a uma emissora paranaense, de acordo com sua audiência, à investigação da compra de imóveis com dinheiro em espécie pela família Bolsonaro, sugerindo falsos favorecimentos.
"Determino que, caso esgotadas as inserções destinadas aos representados em cada um dos blocos de audiência para fins de cumprimento da sentença, deverão disponibilizar tempo complementar, durante a programação normal dentre hoje e amanhã, respeitados os horários dos blocos, pelo tempo necessário ao integral cumprimento da decisão”, diz a juíza.
Como se vê, mentir custa caro e cobra tempo. Ratinho Junior ganhou 12 processos contra Requião por fake news contadas por ele, além da vitória em um processo emblemático, no qual o TRE-PR reconheceu que uma pasta com diversos arquivos com conteúdo inverídico foi disparada pela campanha do PT, o que é vedado pela legislação.
Quem entrar no Twitter, no Facebook ou no Instagram de Requião hoje, inclusive, pode conferir uma postagem de Ratinho Junior lá, graças a mais uma inverdade do petista. A velha política não aprende.