Ad image

Aplicativo do cartão de EstaR Digital já pode ser baixado; saiba como vai funcionar

XV CURITIBA
7 Min Read

Veja o que muda na capital paranaense com a implantação do EstaR Digital, o sistema eletrônico de estacionamento rotativo de Curitiba.

Estacionamento será feito por aplicativo de celular e motorista não precisará mais deixar comprovante no painel do carro

Curitiba está próxima de implantar o EstaR eletrônico e os motoristas da capital parananense poderão contar com o app Zul EstaR Digital para estacionar o carro no novo modelo de estacionamento rotativo da cidade. O app já está disponível nas versões iPhone e Android para familiarização dos motorista de Curitiba. Baixe já e conheça!

De acordo com a URBS (empresa que administra a mobilidade em Curitiba), o motorista da capital paranaense poderá regularizar o carro na vaga de estacionamento com o aplicativo de celular Zul EstaR Digital a partir do dia 17 de fevereiro. O App já está disponível para download nas versões para iPhone e Android. Baixe já e tenha o aplicativo oficial do EstaR Digital em Curitiba.

No entanto, com o novo modelo digital, o sistema apresentará algumas novidades. Entre as principais mudanças já confirmadas pela prefeitura estão: a ativação do crédito pelo celular, a regularização da multa pelo site da URBS e o pagamento fracionado do EstaR de acordo com o tempo de uso da vaga.

Com o EstaR Eletrônico, o motorista não usará mais o cartão físico de papel e o ticket de estacionamento será digital. A partir do Zul EstaR Digital, aplicativo prestes a ser homologado pela prefeitura de Curitiba, o usuário poderá comprar o crédito EstaR e regularizar seu carro na vaga de maneira fácil, prática e segura.

Motoristas que não tiverem celular ou optarem por não baixar um aplicativo também poderão utilizar o EstaR eletrônico. Eles só precisarão comprar o crédito de estacionamento em um ponto de venda autorizado.

Confira o novo mapa de vagas do EstaR Digital em Curitiba aqui.

A fase de cadastramento dos aplicativos de EstaR em Curitiba já iniciou e a substituição das placas de sinalização deve começar em fevereiro. Confira o que vai mudar com o modelo digital de estacionamento na capital paranaense:

Compra e ativação pelo aplicativo

De acordo com a URBS, a partir da segunda metade de fevereiro, o estacionamento regulamentado de Curitiba será eletrônico. Para estacionar em uma vaga rotativa, o motorista da capital paranaense irá cadastrar seu carro no Zul EstaR Digital e comprar créditos do EstaR pelo próprio celular.

O modelo digital traz segurança, conforto e praticidade. O motorista não precisará mais parar o carro e procurar por um agente fiscal para comprar o ticket de estacionamento.

E quem não tiver celular? Vai poder estacionar o carro no EstaR eletrônico?

Sim, mesmo quem não tiver celular ou estiver sem o smartphone na hora do estacionamento poderá utilizar o EstaR eletrônico. Essas pessoas poderão comprar o EstaR em postos de venda credenciados próximos às vagas rotativas.

Serão pelo menos 50 pontos de venda fixo gerenciado por cada aplicativo. Assim, o motorista poderá comprar o EstaR eletrônico tanto por um app, como o Zul EstaR Digital, quanto em estabelecimentos comerciais como bancas, lojas e lanchonetes.

A instalação de parquímetros, em ruas sem comércio, também está prevista na homologação da prefeitura de Curitiba. Dessa forma, será possível comprar por meio desses equipamentos caso não exista outra alternativa.

Pagamento Fracionado pelo tempo de estacionamento

Outra novidade do EstaR eletrônico é que o motorista não pagará mais pela "hora cheia" caso deixe a vaga antes do tempo de permanência acabar. Segundo a URBS, o pagamento do estacionamento rotativo digital em Curitiba será fracionado e o condutor pagará um valor relativo a cada quinze minutos estacionado.

Para exemplificar, vamos supor que o motorista estacione em um vaga de 1h e o valor do cartão digital seja R$2,00, como é o atual. Caso ele utilize a vaga por apenas 30 minutos e sinalize ao app que já saiu do local, ele será cobrado em apenas R$1,00.

Ainda segundo a autarquia de Curitiba, caso o motorista deixe a vaga com menos de 15 minutos, ele pagará por 15 minutos, caso deixe com mais de 15 e menos que 30 minutos, pagará pelos 30, e assim por diante.

Zul EstaR Digital

O Zul Digital já chegou em Curitiba e o motorista da capital paranaense já pode conhecer o app que dará maior autonomia, segurança e praticidade ao estacionar no EstaR.

Já é possível baixar o aplicativo Zul EstaR Digital para familiarização com o novo sistema. Basta um smartphone e acesso à internet para baixá-lo gratuitamente na Apple Store ou no Google Play.

Após o download do app, o motorista deve realizar seu cadastro, registrar seu veículo no app e escolher a melhor forma de pagamento para comprar os créditos do EstaR eletrônico.

Depois de finalizar a compra, é só ativar o estacionamento com Zul EstaR Digital ao parar o carro em uma vaga regulamentada.

Embora o App já esteja disponível para download, a determinação da URBS é que a venda e ativação do estacionamento sejam habilitadas apenas no dia do lançamento oficial, previsto para o dia 17 de fevereiro.

O Zul EstaR Digital chegou em Curitiba e já está disponível para download. Baixe o app na Apple Store ou Google Play e conheça a melhor solução de estacionamento rotativo para quem dirige na capital parananense.

 

TAGGED:
Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.