Ad image

Apesar de chuvas acima da média, Sanepar não tem previsão de fim do rodizio de água em Curitiba

XV CURITIBA
1 Min Read
BIE - Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa. Crédito: Pedro França/Agência Senado

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba já ultrapassou e muito a média de chuva para o mês todo de maio. A média histórica é de 82,8 mm, mas a capital já chegou a 97,4 mm de precipitação.

Apesar dos números recordes, a Sanepar não tem previsão de afrouxamento do rodizio de água, que atualmente é de 60 horas com água e 36 horas sem água.

“Os institutos de meteorologia preveem que o fenômeno La Niña (resfriamento das águas do oceano Pacífico) tende a perder força a partir de julho, o que indica tendência de termos chuvas na média. Se isso acontecer, serão mantidos minimamente os níveis dos reservatórios”, afirma o diretor de meio ambiente e ação social da Sanepar, Julio Gonchorosky, ao Tribuna.

De acordo com a Sanepar, apenas se os níveis dos reservatórios chegassem ao nível de 80%, haveria o fim do rodizio. Atualmente o nível médio das barragens estão 53,62%.

TAGGED: , ,
Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.