A Prefeitura de Matinhos não vai promover nenhuma ação no Carnaval 2022. Foi o que ficou acertado em uma reunião nesta quarta-feira (26), entre o prefeito Zé da Ecler e vereadores, integrantes das pastas da Saúde e de Turismo e Desenvolvimento Econômico e representantes de entidades ligadas ao comércio e ao turismo. No entanto, eventos promovidos pela iniciativa privada estarão liberados para acontecer na cidade.
No encontro, que aconteceu no Complexo Educacional Francisco dos Santos Junior, ficou decidido que a Administração Municipal não irá trazer um trio elétrico para Matinhos e nem participar da organização de nenhum evento referente ao Carnaval. Em vez disso, serão promovidas ações festivas quando a curva de casos reduzir e também no aniversário da cidade, em 12 de junho.
O prefeito Zé da Ecler repassou os dados da vacinação em Matinhos. Ele disse que é a favor do carnaval na cidade, desde que a pandemia esteja controlada. O diretor-geral de Assistência em Saúde, Cristiano Dal Forno, destacou que a decisão de não realizar eventos na cidade irá contribuir para uma procura menor dos serviços de saúde pela população, pois evita aglomerações.
Uma pesquisa realizada pela ACIMA, a Associação Comercial Empresarial de Matinhos, apontou que 73% dos comerciantes são contrários à vinda de um trio elétrico, mas favoráveis a ações realizadas pela iniciativa privada. O presidente da entidade, Adriano Menine, explicou que o temor dos comerciantes é pelo aumento de casos após as festividades, o que no futuro pode gerar restrições pelo poder público.
A opinião de que a organização de eventos deve ficar apenas com a iniciativa privada é compartilhada pela Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral. A presidente da ADETUR Litoral, Fátima Aguiar, entende que a proposta da Prefeitura de organizar eventos após a redução da curva de casos valoriza a vocação turística de Matinhos. Mas nesse momento, segundo ela, a prioridade deve ser a saúde.
Ainda participaram da reunião desta quarta-feira o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, José Luís Leal; a assessora da Prefeitura, Mirian de Fatima Zaninelli; e o diretor jurídico do Gabinete, Leonardo Luís da Silva. Representando o Legislativo, estava o presidente da Câmara, vereador Mário Braga (PODE), além dos parlamentares Lucas Pesco (PSC), Márcio do Seda (PL), Rodrigo Gregório (PODE), Leléu (PSL), Almir (PROS), Nando (PODE) e Gerson Júnior (PL).