Inaugurado há pouco mais de um mês, o Centro de Lutas Tatuquara dá o exemplo de como o esporte é capaz de integrar e conectar pessoas. O equipamento é administrado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com a Federação Paranaense de Judô e passou a ofertar aulas de capoeira, judô, karatê após ter sido integralmente reformado pela Prefeitura (horários abaixo).
Um dos professores voluntários do Centro de Lutas, cedido pela federação, é José Ubirajara Luiz Paraná Júnior, descendente da etnia xetá e morador da aldeia Kakané Porã, única comunidade indígena no território de Curitiba, no Tatuquara.
“As crianças que treinam aqui são muito esforçadas e se dedicam bastante. Isso faz toda a diferença. Eu acredito que vamos conseguir revelar muitos talentos aqui”, aposta Ubirajara, que é faixa preta de judô e atleta de destaque no cenário esportivo nacional.
Mesmo tendo apenas 19 anos, o professor Ubirajara pode ser considerado um exemplo para os alunos. Ele já participou de competições nacionais, inscrito pela academia de artes marciais Dojô Tonietto, e ficou em terceiro lugar no Brasileiro Sub 18 de Judô, na edição de 2019, e segundo lugar nos Jogos da Juventude no mesmo ano.
As inscrições para o Centro de Lutas Tatuquara são gratuitas. O interessado deve acessar o endereço www.curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br na internet e fazer o cadastro. Depois, precisa responder o questionário QPAF (Questionário de Prontidão para Atividade Física) e confirmar os dados.
Serviço: Centro de Lutas Tatuquara
Horário de funcionamento: Das 13h às 21h
Inscrições: www.curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br
Modalidades: capoeira (de segunda a sexta para diferentes faixas etárias), karatê (terças e quintas, das 19h30 às 21h30) e judô (terças e quintas, das 18h30 as 19h30)
Telefone: (41) 3221-2650
Endereço: Rua Pero Vaz de Caminha, 560 – Tatuquara