Agências bancárias terão horários especiais de funcionamento no final do ano

2 Min de leitura
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As agências bancárias em todo o Brasil operarão com horários diferenciados neste final de ano, exigindo atenção dos clientes para o planejamento de pagamentos e outras transações. Durante o Natal e o Ano-Novo, dias 25 e 31 de dezembro, bem como no dia 1º de janeiro de 2025, não haverá atendimento presencial, e as compensações bancárias estarão suspensas.

Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, as agências funcionarão em horário reduzido, das 9h às 11h, seguindo o horário de Brasília. Já nos dias 26 e 27 de dezembro, o atendimento será retomado normalmente. O mesmo se aplica ao dia 30 de dezembro. No entanto, no dia 31 de dezembro, as agências estarão fechadas novamente, sem possibilidade de compensações bancárias.

Os feriados nacionais de 25 de dezembro e 1º de janeiro também podem impactar outros serviços, além das operações bancárias. Adicionalmente, os clientes devem verificar possíveis feriados estaduais ou municipais que podem influenciar o funcionamento local das agências.

Contas de consumo, como energia, água e telefonia, com vencimento nos dias em que não houver expediente bancário, poderão ser quitadas no próximo dia útil sem acréscimos de juros ou multas. Contudo, impostos e tributos seguem outra regra e devem ser pagos antes da data de vencimento, já que seus calendários geralmente consideram os dias úteis para compensação.

As transações realizadas por meio de Pix permanecem disponíveis 24 horas por dia, inclusive nos dias em que as agências estarão fechadas. Já métodos como TED e pagamentos via código de barras, incluindo boletos, não serão processados nos dias 25 e 31 de dezembro, nem no dia 1º de janeiro.

Compartilhe o artigo