Aeroporto de Curitiba conclui revitalização após tempestade de fevereiro

3 Min de leitura
Foto: Divulgação/Motiva

Na tarde de 27 de fevereiro de 2025, uma forte tempestade atingiu o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, com ventos de quase 80 km/h que destelharam estruturas e provocaram danos significativos no Terminal de Passageiros, no estacionamento e no Centro Operacional Aeroportuário (APOC). O episódio gerou transtornos e demandou uma ação imediata da Motiva, empresa responsável pela administração do aeroporto, que desde então iniciou um processo de reparos e revitalização para devolver a normalidade e, ao mesmo tempo, elevar o nível de segurança e conforto oferecidos.

O Terminal de Passageiros passou por uma ampla renovação, com substituição completa de telhado, forro, divisórias e placas de identificação, além de nova fiação elétrica e instalação de equipamentos eletrônicos em substituição aos danificados. Também foi realizada uma limpeza minuciosa para remoção de lama e umidade.

O Centro Operacional Aeroportuário (APOC) recebeu reformas estruturais no telhado, forro e paredes, pintura nova, renovação da rede elétrica e substituição dos equipamentos eletrônicos afetados, como computadores, monitores e notebooks. Além dos reparos, o espaço foi modernizado com a instalação de monitores para acompanhamento meteorológico em tempo real, tanto do aeródromo quanto de suas imediações, recurso inédito no aeroporto que aumenta significativamente o nível de consciência situacional da equipe.

Outro avanço importante foi a implantação de um sistema de alarme visual e sonoro sincronizado com a Seção Contra Incêndio (SCI). Com essa inovação, emergências envolvendo os bombeiros de aeródromo passam a ser sinalizadas simultaneamente no Centro Operacional Aeroportuário (APOC), por meio de alertas luminosos e sonoros, permitindo uma resposta mais rápida e coordenada, antes mesmo de qualquer comunicação via rádio ou telefone.

Para o gerente do aeroporto, Eduardo Schein, a entrega representa um marco: “essa revitalização representa mais do que a recuperação do que foi danificado, pois marca nosso compromisso com a segurança, conforto e eficiência. Nosso objetivo é que cada passageiro, funcionário ou visitante sinta que o Aeroporto de Bacacheri está ainda mais confortável e seguro. A nova estrutura e os sistemas de alerta integrados garantem respostas mais rápidas em situações de risco, e uma experiência ainda mais agradável e funcional para todos”, explicou o gestor.

 

Compartilhe o artigo