Jovens dos Centros de Socioeducação participam do projeto de ressocialização
Curitiba, 15/03/2024 – Jovens com idade entre 14 e 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas nos dois Centros de Socioeducação (Cense), o Cense Curitiba (unidade masculina) e o Cense Joana Richa (unidade feminina), participam durante os meses de março, abril e maio do projeto Cena Jovem, no qual utilizam o teatro e a literatura como uma ferramenta de socialização.
A ideia do projeto Cena Jovem é a promoção do protagonismo entre estes jovens, proporcionando desenvolvimento corporal e vocal dos adolescentes em privação de liberdade, com oficinas que ao final culminarão em três apresentações teatrais, nos dias 11 de abril e 05 de maio, nos Censes nos quais os jovens cumprem as medidas socioeducativas.
Idealizado pelo ator, diretor e arte educador Kenni Rogers, o Cena Jovem realiza, ao todo, 36 encontros nos locais onde os jovens cumprem as medidas socioeducativas. “Todas as ações e depoimentos serão registrados em vídeo-documental com acessibilidade em audiodescrição e libras, que irá retratar a arte como elemento de ressocialização”, conta Rogers.
Em paralelo, os jovens assistirão duas apresentações do coletivo de teatro marginal Trupe Periferia, ganhador do Troféu Gralha Azul 2023, que criou uma intervenção única e exclusiva para o projeto Cena Jovem. “A ideia é fazer com que os jovens se espelhem nos atores da trupe e tenham neles uma inspiração transformadora”, afirma Rogers.
Formado por jovens de diferentes comunidades de Curitiba, o coletivo une teatro, literatura marginal e música. A peça encenada será “Brecha”, é uma ação cênica que abre espaço entre a liberdade e o fazer artístico. As apresentações acontecem dias 15 e 23 de março.
O projeto é contemplado com o Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro e realizado em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, por meio da Coordenação Estadual de Gestão do Sistema Socioeducativo.