Com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos, a Central Saúde Já Curitiba é um importante ponto de atenção à saúde do SUS Curitibano, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Funciona todos os dias, inclusive nos feriados, oferecendo desde orientações sobre o sistema municipal de saúde até consultas por vídeo, realizadas por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba, ou por telefone, pelo número 3350-9000.
Saiba mais
Meia tarifa no transporte coletivo começa neste domingo em Curitiba
De segunda a sexta, o horário de atendimento é das 7h às 22h, inclusive durante os feriados. Já nos finais de semana, funciona das 8h às 20h.
Se você acordou se sentindo mal, com dores de cabeça, por exemplo, náuseas ou outros sintomas leves, antes de buscar uma Unidade de Saúde ou UPA, pode ligar para a Central Saúde Já 3350-9000. Depois de uma pequena triagem, realizada por um profissional da saúde da Central, será direcionado para a consulta virtual.
Para ter acesso aos serviços, é necessário ser morador de Curitiba, ter cadastro definitivo no SUS Curitibano e ter o aplicativo Saúde Já instalado no celular com cadastro no sistema e-cidadão da Prefeitura de Curitiba.
Números
Desde que foi criada, em março de 2020, durante a pandemia de covid-19, a Central Saúde Já realizou mais de 1,4 milhão de atendimentos. No início, o serviço era dirigido a casos respiratórios, principalmente tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre casos de covid-19. Desde abril de 2023, o atendimento foi ampliado e passou a oferecer consultas por vídeo e telefone para casos leves, ampliando o acesso do cidadão curitibano ao atendimento de saúde sem precisar sair de casa.
Os dias de maior procura são de segunda a quarta-feira, com uma média diária de 1,4 mil ligações. Já as consultas médicas atingem uma média de quase 500 atendimentos por dia.
Todo cidadão atendido é convidado a avaliar o serviço pelo aplicativo. A nota média do serviço é 4,5, numa escala até 5, o que equivale à nota 9, na escala de 10. A avaliação do atendimento médico chega a 4,7, ou seja, nota 9,4.
As queixas mais comuns que originam atendimentos pela Central Saúde já são diarreia e vômitos, sintomas respiratórios, dor de cabeça, dor de garganta, dor abdominal, dor lombar e problemas urinários.
Serviços
Além do atendimento de saúde, a Central Saúde Já também é o canal para que o cidadão tire dúvidas sobre serviços do SUS Curitibano, agende alguns procedimentos, entre outros serviços. Saiba quais são:
- Atendimento sintomático respiratório covid-19
- Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras
- Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos)
- Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo)
- Consulta de enfermagem para apoio na amamentação
- Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (Prep) do HIV
- Apoio para parar de fumar
- Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba
- Agendamento de vacina covid para bebês
- Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero
- Agendamento de avaliação para isenção de tributos
- Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental
- Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose
- Realização de cadastro definitivo e atualizações do App
- Unificação de cadastro definitivo
- Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS
- Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba
- Atualização de Carteira Vacinal: resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde