No dia 18 de abril é comemora o Dia Nacional do Livro e a Artêrinha, selo especial da Editora Appris, promove uma ação especial que consiste na doação de livros infantis para casas de leitura e bibliotecas públicas de Curitiba, assim como para a Casa Encantada, localizada no Bosque do Alemão.
“A oportunidade de levar nossas grandes apostas às Casas de Leitura de Curitiba é muito importante. Precisamos democratizar, cada vez mais, o acesso à leitura de qualidade”, diz Sara Coelho, diretora da Artêrinha, braço da editora Appris, já consolidada entre publicações técnicas e científicas e que publica, em média, 800 livros por ano.
Entre os títulos que serão doados ,estão os que abordam temas atuais como “A resposta do morcego de Wuhan”, de Wladimir Rocha, que conta a história de Morceguito, personagem que vive numa caverna na China e fica indignado com as acusações de que sua espécie, importante para o ecossistema, é responsável pela pandemia da Covid e outras doenças.
Outro deles são “Fake news: a raposa, o lobo e a menina”, de Thiago Fernandes, que mostra os riscos das notícias falsas para a sociedade em linguagem leve e adequada para crianças.
“A menina que muda de cor”, de Laura Moreira, que é sobre uma garota que experimenta emoções e sentimentos que a fazem mudar de cor.
E “Não quero nem saber – é disso que eu gosto”, de Dani de Brito, que mostra olhares sobre a importância da resiliência e aceitação da vida como ela é, com reflexões sobre dias difíceis, com tristeza e solidão e também dos dias cheios de alegria, com amor e paz.
As doações dos livros da Artêrinha serão feitas para todas as 16 unidades das Casas de Leitura dos bairros, da Fundação Cultural de Curitiba. E também para a Casa Encantada, no Bosque do Alemão, também em Curitiba, ligada à Secretaria Municipal de Educação. Revitalizada no ano passado, a casa tem como grande atração as professoras da rede municipal fantasiadas de bruxas, que fazem contação de histórias da literatura infanto-juvenil.