Focada em identificar e buscar soluções para as necessidades de donos de estabelecimentos comerciais ligados a alimentação fora do lar em todo Paraná, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) tem trabalhado para orientar e auxiliar seus associados em diversos tópicos de atividades durante o período de quarentena voluntária ou obrigatória, entre eles a segurança pública. Com o objetivo de fortalecer a parceria entre a entidade e o sistema público de segurança, a entidade se reuniu com o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, para falar sobre patrulhamento e segurança voltada ao setor de bares e restaurantes.
Com os esforços canalizados em medidas preventivas e ações coletivas com os comerciantes, foram abordadas formas de fortalecer a união entre os trabalhos das duas instituições afim de inibir os registros de furtos e roubos a estabelecimentos do gênero. “Nosso objetivo era classificar e estabelecer maneiras de como podemos colaborar com as ações da PM na resolução dos problemas que assustaram o nosso setor nos últimos meses. Sabemos das limitações que a pandemia acabou impondo, mesmo assim ressaltamos o grande interesse e disposição por parte da PM em firmar uma parceria em prol da melhoria dos níveis de segurança em nosso segmento”, conta o presidente da Abrasel – PR, Nelson Goulart Jr. “Os números atuais de assaltos e arrombamentos nos estabelecimentos já estão bem menores em comparação ao ano passado, e acreditamos que o trabalho de análise e orientação que a polícia militar do Paraná se dispôs a fazer vai garantir uma queda ainda maior nas estatísticas”, acrescenta.
Durante a reunião entre a Abrasel e a Polícia Militar do Paraná ficaram definidas ações de reforço a segurança com a realização de palestras com proprietários e colaboradores de estabelecimentos comerciais para falar sobre dicas de segurança e medidas que colaborem com o trabalho da PM. “Em muitos casos, os donos do estabelecimentos têm algum ponto falho na segurança que são desconhecidos, o que pode facilitar a acesso do infrator. As palestras serão muito válidas para isso. Além disso, os oficiais lembraram a importância da realização dos Boletins de Ocorrências em caso de roubos e violações, pois é a maneira mais eficaz para embasar a análise criminal, além de facilitar a distribuição de patrulha preventiva e a realização de um policiamento inteligente”, acrescenta o presidente da Abrasel. Para completar, foi discutido o reforço de visitas dos policiais aos estabelecimentos para estreitar os laços de parceria entre a Corporação e a comunidade. “A conversa com a PM foi indiscutivelmente produtiva. Ficamos muito felizes com a construção coletiva de segurança pública estabelecida com essa parceria”, completa Nelson Goulart Jr.