Capa – Foto Eduardo Matysiak
Na última quarta-feira (14), ocorreu a abertura da 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos mais importantes festivais dedicados à sétima arte do Brasil, tomando conta de um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, a Ópera de Arame.
Cerca de 1500 mil espectadores se reuniram para conferir a exibição do longa-metragem “Casa Izabel”, do cineasta paranaense Gil Baroni, que foi exibido em uma tela de 12 metros de largura por 6,75 de altura. A produção, que conta com Luís Melo no elenco e outras importantes referências da cena artística do Paraná, se passa na década de 1970, em que, em um aparente refúgio da realidade brasileira, homens da alta sociedade se encontrar para encarnar mulheres em fantasias de luxo e exuberância. Mas, Casa Grande Izabel, como é chamado o local, esconde muito amis do que caprichos e devaneios secretos de seus hóspedes.
O filme é uma colaboração da dupla Gil Baroni e Luiz Bertazzo (“Alice Júnior”), e envolve o espectador em uma trama de suspense e tensão crescentes, no qual o passado ditatorial do Brasil é encarado por uma afiada mirada queer.
A programação do Olhar de Cinema – Festival de Curitiba segue até o dia 22 de junho, reunindo 87 produções, entre longas e curtas-metragens, de todo o mundo, disponíveis nas salas de cinema do Cine Passeio e do CinePlex, Shopping Novo Batel. Há ainda exibições gratuitas no Cine Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba.
Confira a programação completa do festival e acompanhe as novidades por meio do site oficial www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais: Instagram (@olhardecinema) e Tiktok (@olhardecinema).
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba já recebeu mais de 1000 produções cinematográficas e levou 200 mil pessoas aos cinemas. O patrocínio da 12ª edição é do Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.