Nesta quinta-feira, 26 de setembro, moradores de Curitiba e de partes de Colombo devem se preparar para possíveis interrupções no abastecimento de água, devido a ajustes operacionais no Centro de Reservação Vila Guarani. Os bairros mais afetados na capital paranaense incluem Santa Cândida e Atuba, enquanto em Colombo, as áreas de Osasco e Campo Pequeno podem enfrentar a falta de água ou oscilações na pressão da rede.
A previsão da Sanepar é de que a normalização do abastecimento ocorra de forma gradual até o início da manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Durante períodos de estiagem e calor intenso, o uso consciente da água se torna ainda mais crítico. Por isso, a companhia recomenda que os moradores adiem atividades que não sejam essenciais, buscando minimizar o desperdício.
Os clientes que não dispõem de caixa-d’água em suas residências podem ser os mais impactados por esta situação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que cada imóvel possua uma caixa-d’água com capacidade mínima de 500 litros, o que garantiria, ao menos, 24 horas de abastecimento em caso de interrupções.
Para mais informações ou assistência, a Sanepar disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. É aconselhável que os usuários tenham em mãos sua conta de água ou o número de matrícula ao entrar em contato. Adicionalmente, a companhia oferece um aplicativo para celular, o Sanepar Mobile, e um site onde os cidadãos podem acompanhar atualizações sobre a situação do abastecimento.