Em decisão oficializada nesta sexta-feira (29), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou a expulsão do estudante do curso de Direito acusado de enviar áudios com declarações de cunho racista, homofóbico e apologia ao nazismo para um grupo de estudos da instituição. O aluno já havia sido afastado de suas atividades acadêmicas em março deste ano, quando a situação foi remetida à comissão disciplinar da universidade para análise.
Em comunicado, a UFPR salientou que a atitude do estudante violou vários artigos do Regimento Geral da universidade. Entre os descumprimentos destacados estão: a inobservância das normas legais e regulamentares, falta de civilidade no tratamento com as pessoas e a prática de ações contrárias à moral e aos bons costumes. O texto da decisão, assinado pelo Professor Dr. Sérgio Said Staut Junior, Diretor do Setor de Ciências Jurídicas, enfatiza também que o referido aluno é reincidente quanto a tais descumprimentos.
O conteúdo do áudio, que gerou grande repercussão e indignação, inclui falas do estudante como: “Eu fico olhando vocês aí pardinho, misturadinho […] Eu sou branco, branco legítimo, ariano. Você não é. E nenhum de vocês são, vocês são tudo miscigenados, querendo ser brancos. Sabe por que? Porque vocês queriam ser brancos e esse é um privilégio que eu tenho e vocês nunca vão ter”.
A UFPR reitera seu compromisso com a promoção da diversidade, inclusão e respeito dentro de seu ambiente acadêmico, e condena veementemente qualquer forma de discriminação.